HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Desaparecimento de avião
terá sido "ação deliberada"
O avião da Malaysia Airlines voou durante horas de uma forma
"consistente com uma ação deliberada" após desaparecer dos radares, mas
não foi possível confirmar a hipótese de sequestro, revelou hoje o
primeiro-ministro da Malásia.
A última comunicação via satélite
com o avião da Malaysia Airlines, que transportava 239 pessoas a bordo,
chegou mais de seis horas e meia depois de ter desaparecido do radar
civil, explicou Najib Razak, durante uma conferência de imprensa
transmitida em direto pela televisão.
O movimento da aeronave no período intermédio - durante o qual mudou de direção e seguiu rumo ao Oceano Índico - é "consistente com uma ação deliberada de alguém no interior do avião", disse o primeiro-ministro, indicando que os sistemas de transmissão de dados do Boeing 777 "foram desativados".
"Não obstante as informações transmitidas pelos 'media' de que o avião foi sequestrado, quero ser muito claro: Continuamos a investigar todas as possibilidades relativamente ao que terá levado o [voo] MH370 a desviar-se da sua trajetória", acrescentou.
Najib Razak indicou que o anúncio que proferiu tem como base novas informações de contacto via satélite com o avião e em dados recolhidos por radares militares.
A combinação dessas informações sugere "com um elevado grau de certeza" que os dois sistemas de comunicações automatizados do avião - o ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) e o seu 'transponder' - foram "desligados", um a seguir ao outro, antes de alcançarem o ponto acima do Mar do Sul da China, em que o radar civil perdeu o contacto.
O aparelho inverteu então a sua marcha e voou em direção a oeste de regresso à Malásia peninsular antes de virar para noroeste.
Dado que a última comunicação via satélite com o avião da Malaysia Airlines chegou às 08:11 locais - isto quando descolou às 01:30 - os investigadores tentam agora calcular quão longe poderá o Boeing 777 ter chegado, indicou o primeiro-ministro malaio.
Até ao momento, especialistas localizaram esse último ponto de contacto entre dois grandes corredores geográficos: um a norte - que se estende da fronteira do Cazaquistão e do Turquemenistão até ao norte da Tailândia - e outro a sul - que vai da Indonésia ao sul do Oceano Índico.
"Esta nova informação de satélite reveste-se de um impacto significativo para a natureza e alcance desta operação de busca", afirmou.
"Estamos a dar como findas as operações no Mar do Sul da China e a reavaliar a realocação dos nossos ativos e a trabalhar com os países no sentido de requerer informação relevante para as buscas, incluindo dados de radares", acrescentou.
O movimento da aeronave no período intermédio - durante o qual mudou de direção e seguiu rumo ao Oceano Índico - é "consistente com uma ação deliberada de alguém no interior do avião", disse o primeiro-ministro, indicando que os sistemas de transmissão de dados do Boeing 777 "foram desativados".
"Não obstante as informações transmitidas pelos 'media' de que o avião foi sequestrado, quero ser muito claro: Continuamos a investigar todas as possibilidades relativamente ao que terá levado o [voo] MH370 a desviar-se da sua trajetória", acrescentou.
Najib Razak indicou que o anúncio que proferiu tem como base novas informações de contacto via satélite com o avião e em dados recolhidos por radares militares.
A combinação dessas informações sugere "com um elevado grau de certeza" que os dois sistemas de comunicações automatizados do avião - o ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) e o seu 'transponder' - foram "desligados", um a seguir ao outro, antes de alcançarem o ponto acima do Mar do Sul da China, em que o radar civil perdeu o contacto.
O aparelho inverteu então a sua marcha e voou em direção a oeste de regresso à Malásia peninsular antes de virar para noroeste.
Dado que a última comunicação via satélite com o avião da Malaysia Airlines chegou às 08:11 locais - isto quando descolou às 01:30 - os investigadores tentam agora calcular quão longe poderá o Boeing 777 ter chegado, indicou o primeiro-ministro malaio.
Até ao momento, especialistas localizaram esse último ponto de contacto entre dois grandes corredores geográficos: um a norte - que se estende da fronteira do Cazaquistão e do Turquemenistão até ao norte da Tailândia - e outro a sul - que vai da Indonésia ao sul do Oceano Índico.
"Esta nova informação de satélite reveste-se de um impacto significativo para a natureza e alcance desta operação de busca", afirmou.
"Estamos a dar como findas as operações no Mar do Sul da China e a reavaliar a realocação dos nossos ativos e a trabalhar com os países no sentido de requerer informação relevante para as buscas, incluindo dados de radares", acrescentou.
* Uma situação muito estranha, confunde-nos um avião desaparecido no "céu" da Terra.
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