05/02/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Guiné Equatorial vai investir no Banif 
 .
As empresas de gás e petróleo do país deverão assegurar boa parte ou a totalidade dos 133 milhões que o banco precisa para reforçar capital.

O Banif "celebrou um memorando de entendimento não vinculativo com a República da Guiné Equatorial, tendo em vista iniciativas de colaboração no sector bancário em condições que venham a ser acordadas entre as partes", informou hoje o banco em comunicado.

O investimento, sabe o Diário Económico, se concretizado, será feito através da Enagas, empresa pública de gás, e da GEPetrol, empresa pública de petróleo. As duas vão investir de forma cumulativa ou apenas uma delas fará o investimento.

"No âmbito das referidas iniciativas está prevista a possível tomada de uma participação qualificada no capital social do Banif por empresa da Guiné Equatorial, se possível, no montante remanescente para a conclusão da segunda fase do processo de recapitalização do Banif, destinado a investidores internacionais (de cerca de 133,5 milhões de euros), refere o comunicado do banco, sem mais detalhes.

O Correio da Manhã tinha já avançado no sábado que a Guiné Equatorial poderia vir a assegurar este aumento de capital do Banif.

Na sessão de hoje, os títulos do Banif subiram 0,8% para os 0,0118 euros.

Ontem o banco apresentou prejuízos de 470 milhões de euros, relativos ao exercício do ano passado, um resultado pressionado pelo reforço de provisões, perdas no Brasil e encargos relacionados com a intervenção do Estado.

* Coitados dos accionistas privados.

.

Sem comentários: