17/01/2014

.
ONTEM NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


PSP do Porto não parou nos ultimos dois anos 
Mais de 50 pessoas detidas
 por furto de cobre 

 Um juiz de Instrução Criminal decretou prisão preventiva a um suspeito do furto de cobre, o 53º que a PSP do Porto deteve desde 2012 no âmbito do combate a este tipo de crime, disse hoje fonte policial. 

“Nos últimos dois anos, a equipa especial de combate ao furto de cobre do Porto desmantelou cerca de uma dezena de grupos que atuavam já a um nível empresarial, com um certo grau de organização e requinte”, explicou Fernando Silva, comissário da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto. Neste balanço, a PSP do Porto indica a detenção de 53 pessoas, a constituição de 146 arguidos, a prisão preventiva de 19 pessoas e a apreensão de mais de 30 mil quilos de cobre “proveniente, em grande parte, de furtos das redes de distribuição de energia elétrica e infraestruturas de telecomunicações”.


 As detenções ocorreram pela suspeita do crime de “furto e recetação de cobre”, subtraído “de infraestruturas de distribuição de energia ou de telecomunicações, de painéis informativos” de estradas e de “edifícios e armazéns”, informa a PSP, em comunicado. Os delitos foram praticados não só no distrito do Porto, mas também nos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria. O indivíduo agora detido e preso preventivamente, depois de ter sido presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, é um desempregado residente naquela cidade que desde setembro de 2012 estava “referenciado” pela PSP “pela prática de diversos crimes de furto de metais não ferrosos, nomeadamente de cobre”, indica a polícia. 

As operações de combate a este tipo de crime, que decorrem sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, foram levadas a cabo pela equipa especial de combate ao crime de cobre criada pela DIC da PSP do Porto em março de 2012. Desde essa altura, foram fiscalizadas 22 sucatas, três das quais encerradas, e apreendidos 14 automóveis e 12 armas de fogo. De acordo com a PSP do Porto, quatro pessoas ficaram obrigadas a “permanência na habitação” e 21 a “apresentações periódicas junto das autoridades”. 

A equipa da DIC da PSP do Porto “tem contado com a colaboração de inspetores da Autoridade Tributária e da Brigada de Proteção Ambiental da PSP”, que já aplicou “mais de 800 mil euros em coimas” no âmbito destas diligências. 

* Dêem condições às forças de segurança e de investigação que o crime passa a compensar menos.



.

Sem comentários: