04/01/2014

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Soldado da NATO morto no Afeganistão

Suicida fez explodir o carro em que seguia perto da entrada de uma base militar, na província de Nangarhar.

Um soldado das forças da NATO destacadas no Afeganistão morreu este sábado, na sequência de um ataque suicida múltiplo perpetrado por rebeldes talibã contra uma base militar no leste do Afeganistão, anunciaram fontes oficiais.

Um rebelde fez explodir o carro armadilhado em que seguia perto da entrada de uma base militar na província de Nangarhar. Cinco outros rebeldes foram mortos quando tentavam invadir o complexo, numa ofensiva lançada às primeiras horas do dia, precisou o porta-voz do governo provincial, Ahmad Zia Abdulzai.
A Força Internacional de Apoio à Segurança no Afeganistão (ISAF) confirmou, em comunicado, a morte de um dos seus soldados, sem divulgar a sua nacionalidade.
Os rebeldes talibã reivindicaram a autoria do atentado, através do seu porta-voz, Zabiulá Muyahid, de acordo com a imprensa local, citada pelas agências internacionais.

MEMBROS DOS SERVIÇOS SECRETOS ASSASSINADOS
Um outro atendado reivindicado pelos talibãs vitimou, ontem, quatro membros dos serviços secretos do Afeganistão. De acordo com informação divulgada por uma fonte oficial, o carro em que seguiam explodiu depois de passar sobre uma mina na província de Khost, no leste do país.
Na explosão, morreram o chefe local dos serviços de inteligência e três membros da sua equipa, informou um porta-voz do governo provincial, Baryalay Rawan, em declarações à agência afegã AIP.

* O Afeganistão é o novo Vietname para as super potências, já o foi para a ex-União Soviética é agora para os USA, não consta na história a vitória de exércitos regulares contra organizações de guerrilha.


.

Sem comentários: