21/01/2014

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Não limpar terrenos florestais
 vai dar multa na hora

Medida está a ser estudada em conjunto pelo Ministério da Agricultura e o da Administração Interna.

A falta de limpeza em terrenos florestais vai passar a dar multa na hora, avançou a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, esta terça-feira em entrevista à Antena 1. A medida ainda está a ser estudada entre o Ministério da Agricultura e o da Administração Interna.
“O formato é um bocadinho como uma multa de trânsito, [o que implica] pagar logo. Depois quando é preciso outro processo temos que ver qual é o melhor organismo disponível para isso, sendo certo que estamos a trabalhar com o Ministério da Administração Interna para que no próximo verão as coisas estejam definidas desse ponto de vista”, explica Assunção Cristas.
AS FOGUEIRAS DE MIGUEL E ASSUNÇÃO
Esta hipótese surge depois de, no verão passado, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, ter afirmado que iria analisar o modelo de fiscalização e aplicação das multas a quem não cumpre as regras de defesa da floresta.
O modelo atualmente em vigor, segundo o próprio ministro, estava a criar um sentimento de impunidade em quem não limpa os terrenos ou faz queimadas em alturas de risco. De acordo com o plano ainda em vigor, a GNR levanta os autos, mas as autarquias não aplicam as multas.

* Concordamos com a medida.
O Estado é o maior proprietário florestal do país e também o maior incumpridor no que respeita à limpeza da floresta, vamos apreciar como Miguel Macedo vai multar Assunção Cristas. Em 2013 estes dois ministros foram os grandes responsáveis pela área ardida mas este ano aprestam-se para multar o dono duns pinheirozitos ou dum pequeno eucaliptal. A hipocrisia a que este governo já nos habituou.


.

Sem comentários: