23/11/2013

GUIDA VIEIRA

.





A podridão foi 
denunciada

É mesmo muita a porcaria que este poder bolorento está a deixar como rasto. Lamentável, triste e medonho

Durante quase quatro décadas, gente da oposição madeirense, alcunhada de extrema-esquerda, denunciou o regabofe que se ia instalando à sombra da autonomia do poder absoluto do PSD.

Esta gente chamou a atenção e apresentou propostas concretas para limitar os poderes absolutos, com uma lei clara que estabelecesse um regime de incompatibilidades concretas, para que quem faz as leis não tivesses interesses pessoais a defender.

Esta gente denunciou os negócios estranhos e as fugas ao fisco, organizadas por agentes que deveriam ser os primeiros a defender os interesses públicos e que, no entanto, ajudavam clientes a fugir aos impostos.

Esta gente disse que havia fuga de dinheiros da Região para outros locais, em negócios imobiliários disfarçados, para que os poderosos aparecessem sempre como pobrezinhos com o intuito de enganar as pessoas de boa fé.

Esta gente denunciou a promiscuidade existente entre o sector público e o privado, em vários sectores da vida económica, onde os interesses públicos eram aniquilados pelos interesses de amigos, afilhados e compadres.

Esta gente, por várias vezes, disse que o poder local estava a ser arrebanhado por agentes que, antes de qualquer coisa, serviam os interesses do poder regional e pessoal, sem prioridades sociais que resolvessem verdadeiramente os interesses das pessoas.

Esta gente apresentou propostas sociais em várias áreas, sucessivamente derrotadas pelo poder regional, como a redução do chamado jackpot para metade. Chamou os bois pelo seu nome e o que é que aconteceu?

Estas pessoas sofreram vários processos em tribunal, sendo alcunhadas de arguidas, como se fossem malfeitoras, para fazer pressão sobre as suas denúncias. Sofreram um achincalhamento permanente sobre as suas atitudes e a sua vida, até a privada. E tudo isto durante quase 40 anos. 

E o povo eleitor como respondeu? Acreditou mais no infrator do que no denunciante e, por isso, o poder em nome dessa confiança foi apodrecendo cada vez mais.

Agora, finalmente, o povo está a acordar e está à vista que tudo o que foi denunciado era certo e se calhar pouco. A podridão começa a sair à luz do dia. Do pouco que vamos sabendo, é mesmo muita a porcaria que este poder bolorento está a deixar como rasto. Lamentável, triste e, ao mesmo tempo, medonho.

Medonho, porque já estamos a pagar caro a irresponsabilidade da política do compadrio da insensibilidade social e do abandono de tudo o que interessa para a nossa verdadeira autonomia enquanto ilhéus. Medonho porque os nossos filhos e netos vão continuar a pagar, já estão a pagar, estas leviandades, que infelizmente, tiveram cobertura legal, o que nos faz pensar que há algo na democracia que está a falhar.

E ainda há pessoas que não trabalham para levar a derrota até ao fim pensando que é ficando no seu “cantinho” que melhor servem os seus interesses, que podem parecer muito puros e nobres, mas acabam por ser tão mesquinhos e egoístas porque, em última análise, servem para manter a podridão dum poder que já devia ter caído há muito tempo.

A hora é de levar a derrota até ao fim confiando que, só com uma Mudança de poder, de políticas e de governantes poderemos aspirar a que a Madeira consiga respirar um melhor ambiente, como já está a acontecer no Funchal e noutros Concelhos da Região. 

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
 18/11/13

.

Sem comentários: