30/11/2013

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Agressões contra idosos disparam

Só a PSP registou 223 queixas nos primeiros dez meses de 2013. PGR quer mudar a lei.

O Ministério Público denunciou ontem um aumento de casos de violência grave contra idosos, num ano em que só a PSP registou mais de 200 queixas por crimes neste grupo etário.

 De acordo com dados divulgados pelo DIAP, entre março de 2010 e outubro de 2013, deram entrada no DIAP 144 inquéritos de crimes contra idosos, 109 dos quais acabaram arquivados, 10 foram suspensos e 25 resultaram em acusação.

Estes números, no entanto, "não espelham a realidade", segundo a procuradora Maria Fernanda Alves. "Nota-se que nestes últimos meses tem havido um acréscimo de participações através da polícia e dos hospitais de situações limite, situações mesmo graves de pessoas com idade bastante avançada, entre os 80 e os 93 anos", disse a coordenadora da secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) responsável por estes casos.
A PSP registou, até outubro deste ano, 223 queixas de violência contra idosos, número que, no total do ano de 2012, foi de 232 e, em 2011, de 194. Para a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, é "urgente uma alteração ao regime que prevê a retirada total de direitos a adultos vulneráveis" uma vez que a lei civil e criminal "está desatualizada".

* BATER EM IDOSOS É UMA COBARDIA, os autores deviam ser presos.

.

Sem comentários: