09/10/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Défice comercial volta a agravar-se

No trimestre terminado em Agosto, Portugal comprou mais ao exterior do que o que conseguiu vender.

O défice da comercial voltou a agravar-se, mostram os números revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Entre Junho e Agosto deste ano, as importações cresceram a um ritmo mais acelerado do que as exportações, resultando num agravamento do saldo comercial de 163,6 milhões de euros. Segundo o INE, o défice comercial nestes três meses foi de 2.405 milhões de euros.

No trimestre terminado em Agosto as exportações aumentaram 2,3% face ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações ficaram 3,1% acima. A taxa de cobertura recuou 0,6 pontos percentuais, ficando em 82,9%.

A justificar este comportamento do comércio internacional estão sobretudo as trocas com os parceiros comunitários. As vendas para os restantes países da União Europeia cresceram 2,1% no trimestre terminado em Agosto, quando comparadas com o mesmo período de 2012, enquanto as compras aceleraram para 4,4%. Já com os mercados extracomunitários a evolução foi positiva. As importações ficaram estagnadas face ao ano passado, enquanto as exportações aceleraram 2,8%.

* O governo fala redução de despesa mas não tem o mínimo de competência para o fazer, já nos basta produzir pouca coisa para exportarmos quanto mais comprar acima do que vendemos.

.

Sem comentários: