HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Deutsche Bahn mantém comboio de mercadorias a partir de Portugal
A empresa está a "ponderar reiniciar um segundo comboio semanal de mercadorias entre Portugal e a Alemanha no próximo ano".
A DB Schenker, participada do grupo alemão Deutsche Bahn, assegura
que irá manter o serviço de um comboio semanal de mercadorias, de ida e
volta, entre Portugal e a Alemanha, disse ao Económico Jorge Carvalho,
director de marketing da DB Schenker.
Jorge Carvalho acrescentou que a empresa do grupo Deutsche Bahn está a
"ponderar reiniciar um segundo comboio semanal de mercadorias entre
Portugal e a Alemanha já no primeiro trimestre do próximo ano".
A edição da "Transportes em Revista" da passado dia 25 de Setembro
avançava que a realização deste comboio semanal de mercadorias gerido
pela DB Schenker estaria em risco devido a constrangimerntos na
circulação nas linhas ferroviárias espanhola e francesa.
Em declarações ao Económico, Jorge Carvalho afasta esse cenário, mas
reconhece a existência de problemas, nomeadamente atrasos na região de
Bordéus devido à construção de uma nova linha ferroviária.
"Nos ‘slots' de passagem existem vários níveis de prioridade dos
comboios, com prioridade para os passageiros e só depois para as
mercadorias. Este comboio tem uma classificação de internacional em
Portugal, em Espanha e na Alemanha, mas em França apenas tem
classificação e comboio nacional, o que o deixa no fim quando a
circulação é resposta", explica o responsável da DB Schenker.
Jorge Carvalho acrescenta que a situação envolve também alguns
constrangimentos na circulação ferroviária em Espanha. "O próprio grupo
Deutsche Bahn está neste momento a negociar com as gestoras das redes
ferroviárias de Espanha e de França uma solução para minorar os atrasos
que se têm verificado", adiantou aquele responsável.
Num comunicado hoje distribuído pela DB Schenker, a empresa do Grupo
Deutsche Bahn revela que no passado dia 13, as saídas dos comboios
tiveram um atraso superior a uma semana, acrescentando que "a direcção
da empresa tem feito todos os esforços junto dos seus parceiros para
solucionar esta situação e corresponder às necessidades dos clientes".
Jorge Carvalho acrescenta ao Económico que "atrasos de cinco, seis ou
sete horas neste tipo de transporte não são graves, mas atrasos de
vários dias muito preocupantes e geram um efeito dominó, que tem de ser
evitado".
O comboio da DB Schenker, cuja operação se iniciou em Novembro de
2011, pode transportar até um máximo de cerca de 760 toneladas de
mercadorias em cada sentido. Os principais clientes são a Autoeuropa
(Grupo Volkswagen), Portucel, Renault e Unilever.
Os produtos mais transportados por este serviço da DB Schenker são
automóveis, papel e alguma maquinaria de Portugal para a Alemanha, e
componentes automóveis e produtos de grande consumo e de distribuição da
Alemanha para Portugal.
Apesar de nunca ter sido assumido oficialmente, o eventual interesse
do Grupo Deutsche Bahn na privatização da CP Carga (recentemente adiada
para 2014) e nas concessões das empresas públicas de transporte de
passageiros tem sido comentado no sector.
* A economia precisa de transporte rápido de mercadorias para a europa.
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