25/07/2013


HOJE NO
 " DESTAK"

Bancos propuseram ao IGCP 'swaps' 
que maquilhavam contas públicas 
- ex-presidente 

 O ex-presidente do instituto que gere a dívida pública, Alberto Soares, confirmou hoje que o IGCP recebeu propostas de bancos para contratar 'swaps' que ajudavam a reduzir artificialmente o défice e a dívida pública, mas terão sido todos rejeitados. 


 "Suponho que posso dizer, fazendo apelo à minha memória, que surgiram por parte dos bancos propostas para a realização de operações mais complexas e mais estruturadas. O IGCP adotou sempre por princípio nunca entrar nesse tipo de operações. 

As operações de 'swap' que o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realizou eram todas completamente lineares e meramente de cobertura de taxas de juro", afirmou Alberto Soares, presidente da entidade entre fevereiro de 2006 e março de 2012. 

O antigo responsável pelo instituto que gere a dívida pública portuguesa foi questionado pela deputada do CDS-PP Cecília Meireles, na comissão parlamentar de inquérito sobre os 'swaps' contratados por empresas públicas, se tal lhe tinha sido proposto e este admitiu essas propostas.

* Esclarecedor... já agora que bancos?

.

Sem comentários: