25/06/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Défice que interessa a Bruxelas 
pode ter ficado "acima de 10%"

O défice em contabilidade nacional, o que interessa para Bruxelas, poderá ter ficado acima de 10% do PIB no primeiro trimestre do ano. 

O défice em contabilidade nacional, o que interessa para Bruxelas, poderá ter ficado acima de 10% do PIB no primeiro trimestre do ano, se Portugal for obrigado a reclassificar 700 milhões de euros gastos com a compra de acções no âmbito da recapitalização da banca. O número foi avançado hoje pelo ministro das Finanças, no Parlamento.

Vítor Gaspar admitiu que os valores que serão divulgados na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística - e que revelam o défice na óptica da contabilidade nacional - são afectados pelo pagamento de um subsidio em duodécimos e pelo pagamento de juros, o que coloca o défice num valor "na ordem do limite superior avançado pela UTAO de 8,7%".

No entanto, o ministro antecipou a possibilidade de ter de ser reclassificadas uma operação "no valor de 700 milhões de euros" que se refere à compra de acções no âmbito da recapitalização das instituições financeiras. "Se esta reclassificação vir a acontecer o défice poderá ficar acima dos 10%".
O governante garantiu porém que esta reclassificação não é relevante para os limites do programa.

O ministro falou ainda sobre os dados da DGO divulgados hoje sobre a execução até Maio são "tranquilizadores" e "apontam para o cumprimento dos limites" fixados pelo troika, que aponta para um défice de 5,5% do PIB este ano.

 * Arranjam-se vários números para o défice conforme o desgosto do freguês e para confundir o povo. Como não confiamos no ministro o valor mais elevado é sempre o verdadeiro.

.

Sem comentários: