26/04/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Ana Leal suspensa 
e impedida de entrar na TVI

Jornalista da TVI recebeu, esta sexta-feira de manhã, nota de culpa no âmbito de um processo de inquérito e está impedida de entrar nas instalações da estação televisiva até conclusão do processo disciplinar.
Ana Leal está, desde esta manhã, suspensa e impedida de entrar nas instalações da TVI enquanto decorrem, garantem, o processo disciplinar de que está a ser alvo. "A nota de culpa foi entregue esta manhã", explica quem acompanhou o processo.

A jornalista da TVI recusa prestar quaisquer declarações sobre o processo. Segundo foi possível apurar, Ana Leal deverá dispor de dez dias para contestar a nota de culpa. Até ao momento não foi possível obter uma declaração do diretor de Informação de Queluz de Baixo, José Alberto Carvalho,e da diretora-adjunta, Judite Sousa.
Recorde-se que, na base deste processo está uma queixa com um pedido de esclarecimentos enviado por Ana Leal ao diretor de Informação, José Alberto Carvalho, e ao Conselho de Redação da TVI acerca de uma peça jornalística sobre o Sistema Integrado de redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), que estaria incluída no alinhamento de "Jornal das 8" de 26 de janeiro, mas que acabou por não ser exibida nesse dia. A peça foi para o ar no dia seguinte, na TVI24, no bloco noticioso 25ª hora.

O caso foi a Conselho de Redação a 6 de março, que considerou "injustificado o facto de a peça de Ana Leal não ter entrado no alinhamento do Jornal das 8". A 20 de março, os editores da TVI rejeitaram ter havido "qualquer espécie de censura" em relação a uma peça da jornalista Ana Leal.

*  Uma "qualquer espécie de censura"!

.

Sem comentários: