26/04/2013


HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

"Sentido de intervenção" 

 A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, considerou hoje que o conteúdo dos discursos da sessão solene do 25 de Abril foi o normal, porque "o Parlamento é um lugar de combate, não de unanimismo". 

 Por sua vez, o comentador político e antigo presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa alegou não ter ouvido os discursos nem saber nada do que foi dito na sessão solene de hoje de manhã, escusando-se, por isso, a fazer qualquer comentário. "O Parlamento é um lugar de combate, não é um lugar de unanimismo. 


Portanto, o que houve hoje aqui de manhã é o que é normal nos parlamentos, é o que é saudável. É aquilo a que eu chamo o combate sagrado dos parlamentos, que é sempre igual, em tempos de crise, e sem ser em tempos de crise", declarou Assunção Esteves aos jornalistas, depois de abrir as portas da Assembleia da República aos cidadãos, num gesto simbólico por ocasião do 25 de Abril. Segundo a presidente da Assembleia da República, "nestes tempos difíceis, os discursos tendem sempre a ser discursos mais de intervenção e menos de ritual" e foi isso que aconteceu na sessão solene comemorativa do 39.º aniversário do 25 de Abril. 

 "Creio que todos os discursos desta manhã - dos partidos, do senhor Presidente [da República], o meu próprio discurso - tiveram como ponto comum um sentido de intervenção e menos um sentido de ritual. É a única coisa que eu quero dizer", afirmou. Interrogada se tem esperança no consenso político, Assunção Esteves considerou que "é no Parlamento que a esperança tem a sua centralidade". À entrada para a apresentação do livro "Enciclopédia da Constituição Portuguesa", coordenado por Jorge Bacelar Gouveia e Francisco Pereira Coutinho e editado pela Quid Juris, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa também foi questionado sobre os discursos da sessão solene do 25 de Abril. "Não ouvi os discursos, palavra de honra, estava numa sessão em Viana do Castelo. Não sei nada do que foi dito, nada", respondeu o social-democrata. 

"Fui ao Porto apanhar o avião para vir para aqui para ver este lançamento. Não sei nada. Vou ver logo à noite", acrescentou.

* A sra. Presidente da A.R. tem razão, cada vez se percebe mais que é no Parlamento que mais se combate contra o cidadão português, sem unanimismo, cada partido combate o povo consoante as suas conveniências.

.

Sem comentários: