11/04/2013

.
HOJE NO
" RECORD"

Miguel Vieira faz história na Alemanha

Miguel Vieira vai ser, no sábado, o primeiro atleta português a participar numa competição internacional de judo para cegos, modalidade que integra o programa dos Jogos Paralímpicos.

O judoca português espera que o Open da Alemanha, que se disputa no fim de semana em Heidelberg, "seja a primeira de muitas provas internacionais", e não esconde o sonho de poder chegar aos Jogos Paralímpicos Rio2016. 
"Admito que gostava de chegar aos Paralímpicos, estou a trabalhar para isso", afirmou o judoca do Clube Judo Total, em declarações à agência Lusa. Quase a completar 28 anos, Miguel Vieira defende que o mais importante "é treinar, treinar, treinar" e acrescenta:
"O resto deixo ao critério dos meus mestres". Miguel começou a praticar judo aos 16 anos, em Angola, onde nasceu. Três anos depois cegou, entretanto veio para Portugal, e voltou à modalidade há alguns anos. Atualmente, treina três vezes por semana com atletas do desporto regular e com atletas com deficiência visual.

"Não acho a modalidade difícil porque já a fazia quando via. Tenho a perceção do que é o judo", refere Miguel Vieira, admitindo que o judo para atletas cegos é "muito à base do contacto e dos movimentos". Miguel Vieira, que também treina com a seleção de judo regular, é casado, tem um filho e atualmente está desempregado, depois de ter trabalhado como assistente operacional.

Na Alemanha, Miguel Vieira, que competirá na categoria -73 kg, vai estar acompanhado por Jerónimo Ferreira, um dos seus mestres. O judo integra o programa dos Jogos Paralímpicos desde Seul e é disputado por atletas com deficiência visual.

* Em breve será uma estrela do desporto português.

.

Sem comentários: