05/03/2013


HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Prova de vinhos reúne 35 produtores 
e cerca de 100 importadores 
Vinhos portugueses promovidos nos EUA 

Nova Iorque acolheu hoje o primeiro de dois eventos de promoção de vinhos portugueses nos Estados Unidos, quando 35 produtores se encontraram com cerca de 100 importadores e distribuidores do mercado, numa prova de vinhos. 

O segundo evento, que se realizará na quinta-feira em São Francisco, Califórnia, juntará 32 produtores e perto de uma centena de compradores. "Estes eventos são para produtores que não estão no mercado americano ou que estão insatisfeitos com os seus parceiros e querem arranjar melhores", explicou o gestor de mercado da ViniPortugal, Miguel Nora. Sublinhando que "é a primeira vez que se realizam eventos deste género" nos EUA, Miguel Nora disse que são ações diferentes da Feira de Vinhos de Nova Iorque, que aconteceu no passado fim-de-semana e juntou 19 empresas portuguesas, como a Esporão, a Vinihold ou a Aveleda.

 "A feira é um evento virado para o consumidor. Os produtores que lá estão podem ser depois encontrados nas lojas, nos restaurantes. As ações que estamos a fazer são viradas para a indústria", explicou. Quanto a resultados, Miguel Nora considerou que "é muito dificil de perceber de imediato." "O que se pretende é fazer muitos contatos, que depois se possam desenvolver, para fechar um acordo", referiu. Naâma Laufer, representante da distribuidora NCL Wines, disse que estes eventos "permitem perceber o que se está a passar no mercado do vinho em Portugal, sem ter de enviar um representante ao país". 

A empresária, que se está a especializar em vinhos boutique portugueses, deslocou-se à mostra para encontrar vinhos para depois vender nas garrafeiras e restaurantes com quem trabalha. "Trabalhamos com o top 20 de garrafeiras em Nova Iorque", disse, garantindo que a empresa é responsável pela entrada de vinhos portugueses na carta de restaurantes conceituados, como o Buddakan, o Bowly ou o Aldea. 

O representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) na América do Norte, Rui Boavista Marques, presente no evento, disse que, "estatisticamente, o vinho não é das exportações mais relevantes", mas que "é um produto especial, que transporta muito do que a marca Portugal representa". A ViniPortugal, a associação interprofissional do setor vitivinícola português, tem um orçamento de promoção para 2013 de sete Milhões de euros, divididos por 11 mercados considerados estratégicos.

* Portugal tem muito bom vinho, é bom divulgar.

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