01/03/2013

.
HOJE NO

"DIÁRIO ECONÓMICO"

Volvo Ocean Race 
vale 72 milhões a Lisboa 


Um impacto económico entre os 29 e os 34 milhões de euros e um retorno mediático de 72 milhões foi quanto valeu a passagem da Volvo Ocean Race por Lisboa, no ano passado

Hoje, na apresentação em Lisboa do regresso da prova para as edições de 2014/15 e 2017/18, João Lagos, promotor do evento, regozijou-se com a manutenção da competição na capital.

"Estamos perante um dos cinco maiores acontecimentos desportivos à escala universal que até 2018, pelo menos, promoverá a imagem do nosso país pelos quatro cantos do mundo, oferecendo uma exposição mediática única e inigualável", referiu.

Uma das novidades da edição de 2014/15 é o regresso das mulheres com uma tripulação 100% feminina. E vai ser estreado o veleiro Volvo Ocean 65 que rende o Volvo Open 70, estando garantidas passagens por Alicante (Espanha), Recife (Brasil), Abu Dhabi, Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (EUA), Lisboa (Portugal) e Gotemburgo (Suécia).

Para António Costa, presidente da câmara lisboeta, "a realização da escala da Volvo Ocean Race em Lisboa nas próximas edições, na medida em que se trata de uma das maiores provas náuticas do Mundo, representará uma oportunidade única para promover internacionalmente a cidade, a sua cultura e património e, como tal, mais um marco importante nesta urbe eleita como centro de grandes eventos".
No ano passado, ao longo de 11 dias, passaram mais de 200 mil visitantes pela marina de Pedrouços, centro de operações da prova. De acordo com o estudo da consultora Pricewaterhouse Coopers Portugal, a passagem por Lisboa proporcionou impacto económico entre os 29,2 e os 34,4 milhões de euros, um efeito económico directo de 16,4 milhões de euros e efeitos indirectos a oscilar entre os 13 e os 18 milhões de euros.

Em simultâneo, segundo a organização, a Volvo Ocean Race em Lisboa foi objecto de 700 horas de cobertura televisiva com audiência estimada de 111 milhões de telespectadores em 37 países. No plano da imprensa, a prova chegou a 700 milhões de leitores através de 1421 artigos e, na Internet, por via do site oficial da Volvo Ocean Race, foram garantidas 5,5 milhões de visitas e 17 milhões de page views.

* Lisboa merece

.

Sem comentários: