12/02/2013

.
 HOJE NO
"RECORD"

Pedro Proença: 
«Isto vai sair-te caro» 
Árbitro deixou sério aviso a Cardozo 

Oscar Cardozo incorre em pesado castigo, na sequência do cartão vermelho direto com que foi admoestado no jogo de domingo, frente ao Nacional (2-2). Não só pela agressão ao lateral-esquerdo dos insulares, Marçal, mas principalmente por puxar a camisola de Pedro Proença já depois de ter recebido ordem de expulsão.
O árbitro de Lisboa não gostou da atitude do avançado paraguaio do Benfica e, conforme Record apurou, deixou logo um sério aviso a Tacuara: “Isto vai sair-te caro.”
De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga, a moldura penal para Cardozo, no caso do lance com Marçal (artigo 151.º – “agressão contra outros jogadores”) é de um a dez jogos de suspensão. Já o artigo 157.º (“uso de expressões ou gestos ameaçadores contra a equipa de arbitragem”, aplicável no puxão da camisola de Pedro Proença, contempla uma sanção entre um e quatro jogos.

A penalização máxima, no entanto, verificar-se-ia apenas numa situação extrema, na qual não se encaixa o caso do internacional paraguaio. O “normal” é o Conselho de Disciplina da FPF punir este tipo de infrações com duas partidas de castigo – três em situações mais graves –, além de uma multa. E a atitude irrefletida de se dirigir ao árbitro e puxar-lhe a camisola poderá valer a Cardozo, de 29 anos, uma punição severa.

Nos casos de agressão, a pena mais comum é um jogo de suspensão. Uma das poucas exceções verificou-se na época passada, quando Aimar “apanhou” dois jogos na sequência da expulsão frente ao Olhanense. Na altura, o árbitro do encontro, João Capela, alegou ter-se tratado de “jogo violento”.

Tacuara triste
Cardozo “está muito arrependido” pelos incidentes em que se viu envolvido nos instantes finais da partida na Choupana. A revelação é feita pelo empresário do jogador, Pedro Aldave. “Cardozo não está contente com o resultado. Falei com ele no final do jogo e estava triste com a expulsão que, na minha opinião, foi injusta”, disse o representante de Tacuara, em declarações à Rádio Renascença, deixando ainda críticas ao árbitro de Lisboa: “Pedro Proença é sempre muito falado cada vez que dirige jogos do Benfica. Nunca tem sorte. E, mesmo que não queira, acaba sempre por ser polémico.”

Aldave espera que “o Conselho de Disciplina decida, tendo em conta o contexto dos acontecimentos e o facto de Cardozo não ser um jogador problemático”. “Já passou por muitas situações e nunca se ouviu falar mal dele. A reação dele após a expulsão não foi boa, mas era nervosismo. Espero que entendam isso e que não prejudiquem jogador”, salientou ainda o agente FIFA.

* As "vedetas" do futebol português têm de perceber que a impunidade não existe num estado de direito.
Auferem salários insultuosos para a média dos vencimentos em Portugal, raramente dão um bom espectáculo, são portanto maus trabalhadores defraudando na maioria das vezes quem vai assistir a uma "sessão".
Pedro Proença tem razão, este desvario tem de saír caro a Cardozo, por bem menos é muita gente despedida.

.


Sem comentários: