20/02/2013

.
HOJE NO
"RECORD"

Antigo campeão búlgaro devolve 
medalha em protesto

O lutador búlgaro Valentin Yordanov, campeão olímpico em Atlanta1996, renunciou esta quarta-feira à medalha de ouro em protesto pela retirada da luta do programa olímpico dos Jogos de 2020, anunciou a federação búlgara da modalidade.

"Em sinal de protesto, entrego ao Comité Olímpico Internacional (COI) a minha medalha de ouro ganha nos Jogos de Atlanta. Estou solidário com os milhões de atletas e simpatizantes do nosso desporto que estão contra a ideia de retirar a luta do programa olímpico", afirmou Valentin Yordanov, numa carta dirigida ao presidente do COI.

Valentin Yordanov refere que a "luta é parte integrante do movimento olímpico, e um dos fundamentos dos Jogos Olímpicos da Era antiga e da moderna".

Em Atlanta, Yordanov sagrou-se campeão olímpico na categoria de 52 quilos, e durante a carreira alcançou sete títulos mundiais e outros tantos europeus.

O presidente da Federação Internacional de Luta, o suíço Raphael Martinetti, demitiu-se no domingo em protesto contra a retirada da luta do programa dos Jogos Olímpicos de 2020.

A aprovação do programa olímpico de 2020 será feita pelo COI em setembro, em Buenos Aires.

* Verticalidade e coragem

.

Sem comentários: