12/01/2013

.
ONTEM NO
"PÚBLICO"

Número de empresas inovadoras em Portugal supera média europeia 

Índice que mede a actividade inovadora na Europa coloca Portugal no grupo dos países com mais empresas inovadoras, mas abaixo da média europeia em termos de cooperação empresarial. Portugal está acima da média europeia na quantidade de empresas inovadoras, anunciou nesta sexta-feira o Eurostat, o gabinete de estatística da Comissão Europeia.

Entre 2008 e 2010, 60,3% das empresas portuguesas tiveram actividade inovadora, número que fica acima dos 52,9% registados como a média da União Europeia a 27.
Segundo o Eurostat, a Alemanha é o país com maior fatia de actividade inovadora no seu tecido empresarial, com 79%. A seguir à principal economia europeia ficou o Luxemburgo, com 68%, a Bélgica, com 61%, e, depois, Portugal, Suécia e Irlanda, os três na casa dos 60%. 

Os resultados são calculados através de um inquérito dirigido às empresas que avalia, sobretudo, o grau de inovação dos produtos, processos e organização de marketing, entre outros indicadores. De acordo com o Eurostat, a maior parte das questões tenta atestar a capacidade da empresa de melhorar ou de inventar novos produtos ou sistemas de gestão.
Os inquéritos da Comissão Europeia abordam ainda a capacidade e criatividade dos trabalhadores, afirma o documento publicado nesta sexta-feira.
Porém, Portugal posicionou-se abaixo da média europeia no que toca à taxa de cooperação entre empresas, universidades e institutos de pesquisa. 

Os dados do Eurostat afirmam que 20% das empresas com actividade inovadora em Portugal cooperaram com algum destes parceiros, abaixo da média de 27%. Portugal encontra-se imediatamente abaixo de Espanha, que registou uma taxa de cooperação de 22%, mas acima dos piores resultados europeus: Itália, com 12%, e Malta, com 18%. 

O gabinete de estatística da Comissão Europeia coloca novamente Portugal abaixo da média europeia, neste caso no campo da cooperação com empresas europeias. A média de cooperação comunitária das empresas dos 27 países da União Europeia encontra-se nos 11%, enquanto Portugal apresenta uma média de 9%, ligeiramente abaixo do marco europeu, mas à frente da Alemanha, com 8%, da Espanha, com 5%, e da Itália, com 4%. 

*  Num país que ainda tem senhores feudais como empresários é notável este indicador sobre inovação.

.

Sem comentários: