16/01/2013

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Três investigadoras 
portuguesas premiadas 

Três cientistas portuguesas que exercem a sua actividade no nosso País receberam esta quarta-feira os prémios L’Oreal, tendo cada uma delas arrecadado 20 mil euros pelos trabalhos de investigação que estão a desenvolver. 

Ana Ribeiro, de 32 anos, investigadora do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, foi premiada pelo estudo da regeneração da medula espinal no peixe-zebra e sua eventual aplicação nos humanos. Leonor Morgado, de 29 anos, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, estuda a produção de energia limpa. E Ana Abecasis, de 33 anos, investigadora no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, analisa as mutações do VIH que que tornam o vírus mais resistente aos medicamentos antirretrovirais. 

Os prémios foram atribuídos no âmbito do programa científico ‘Medalhas de Honra L'Oreal Portugal para Mulheres na Ciência', lançada em 2004 numa parceria entre a marca de cosméticos, Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Comissão Nacional da Unesco. 

O programa visa incentivar jovens investigadoras já doutoradas mas com menos de 35 anos, que trabalham em Portugal nas áreas da saúde e do ambiente. Na edição de 2012, o júri, presidido pelo cientista Alexandre Quintanilha, avaliou cerca de 70 candidaturas.

* Temos orgulho no vosso trabalho, obrigado por terem escolhido a ciência em vez da pulhítica.

.

Sem comentários: