22/01/2013

.
HOJE NO
"RECORD".

Conselho Diretivo considera que AG extraordinária "viola estatutos"

O Conselho Diretivo do Sporting diz que o comunicado esta terça-feira divulgado pela Mesa da Assembleia-Geral do clube consubstancia uma atitude que "viola claramente o que está estatutariamente definido" para a convocatória de uma reunião magna extraordinária.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a direção dos "leões" denuncia "uma posição parcial, não isenta, na linha de outras publicamente assumidas por membros da Mesa da Assembleia-Geral, inquestionavelmente colados a um ex-candidato", acrescentando que este órgão social "deve ter independência e equidistância para com todos os sócios do Sporting Clube de Portugal".

"De todos os pressupostos exigíveis para a marcação de uma Assembleia Geral com estas características não há um só que se verifique: justa causa, pagamento do custo integral da sua realização e verificação de toda a documentação. Esta violação dos estatutos e da lei não deixará de merecer a resposta adequada", afirma a direção do clube.

O Conselho Diretivo refere que "os valores de transparência, isenção, imparcialidade, independência, solidariedade institucional, que deveriam ser apanágio da Mesa da Assembleia-Geral são mais uma vez colocados em causa", denunciando ainda que este órgão do clube se mostra "indiferente ao atual momento próprio para transferência de jogadores, a uma necessária, histórica e decisiva reestruturação financeira do Clube e da Sporting SAD, a uma campanha de sócios e recuperação da equipa principal de futebol sob o comando do prof. Jesualdo Ferreira".

"Esta indiferença da MAG chega ao ponto de, desde que a equipa está a ganhar, ter faltado a todos os jogos, numa clara manifestação de alheamento e incómodo face à evidente recuperação da equipa", sublinhou o Conselho Diretivo no mesmo comunicado, acrescentando que "solicitou, com caráter de urgência, ao Conselho Fiscal e Disciplinar um parecer sobre os factos em apreço, aguardando serenamente a sua divulgação".

"O Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal tem como dever zelar e proteger o Clube, seja de quem for. E garante a todos os sócios e adeptos que, com elevado sentido de responsabilidade, continuará a assegurar a estabilidade e o regular governo e funcionamento do clube em todas as suas vertentes", pode ler-se ainda na mesma nota, que termina com um apelo a "todos os sócios, adeptos, funcionários e atletas do Sporting Clube de Portugal" mantenham a serenidade que se impõe e continuem a apoiar as equipas do clube.

O vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Daniel Sampaio, confirmou hoje à agência Lusa que foi aceite o requerimento para realização de uma reunião magna extraordinária para votar a destituição dos órgãos sociais do clube. "Só hoje às 13:00 tive oportunidade de me deslocar aos serviços do Sporting e confirmar que estão reunidas as condições estatutárias para a realização de uma Assembleia-Geral extraordinária", explicou Daniel Sampaio, referindo-se ao requerimento apresentado pelo Movimento Dar Rumo ao Sporting.

Em comunicado enviado aos mentores do requerimento do movimento e assinado pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Eduardo Barroso, estão confirmados "o número mínimo de votos exigido estatutariamente (mil) relativo aos sócios efetivos requerentes", além de confirmado o "pagamento da importância para cobrir as despesas inerentes à referida assembleia". "Considerando, por fim, que, sob pena de pôr em crise a própria liberdade de associação e os Estatutos do Sporting Clube de Portugal, a Mesa da Assembleia-Geral apreciou a legitimidade do fim da convocação", lê-se ainda no documento enviado a André Patrão e Miguel Paim.

À Lusa, Daniel Sampaio acrescentou ainda que a data e o local desta reunião magna "serão divulgados em momento oportuno", confirmando, porém, que a mesma terá de ser realizada no espaço de 30 dias, a contar de hoje". 

* A sujidade é tanta que nem um transplante recuperará o leão nos anos mais próximos, o prof. Jesualdo entrou num ninho de vespas.

Sem comentários: