21/12/2012

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
 
Avaria de elevadores força polícias 
a subir 11 andares para trabalhar 

Alguns agentes da PSP que prestam serviço num edifício da Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa, passaram os últimos 15 dias a subir 11 andares a pé, devido à avaria simultânea dos dois elevadores. Só ontem é que a força policial conseguiu desbloquear a verba para arranjar um dos elevadores.

O prédio em causa, que pertence à PSP, tem centenas de agentes a prestar serviço. No imóvel funciona a central telefónica, o Núcleo de Deontologia e Disciplina, a Secção de Vencimentos, o Serviço de Assistência  e outras secções do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, bem como um balcão de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Há meses que um dos elevadores do prédio se avariou, e permanece por arranjar. Há 15 dias, o outro elevador de serviço também sofreu um problema mecânico que inviabilizou o seu funcionamento.
A PSP não dispôs de verba, no imediato, para o arranjo, e os efeitos na rotina de trabalho dos agentes não se fizeram esperar. Os operadores da central telefónica, colocados no último piso, foram os mais afectados, já que andaram cerca de duas semanas a subir 11 andares para irem trabalhar. 
A própria limpeza do imóvel, entregue a uma empresa privada, também sofreu perturbações. As funcionárias da firma, incapazes de trazer os caixotes do lixo pelas escadas, viram-se obrigadas a deixar os detritos acumulados nos vários pisos.
Fonte oficial da PSP disse ao CM que a falta de verba obrigou "ao protelamento da resolução da situação". "Só há dias foi desbloqueado o dinheiro para reparar o elevador que se havia avariado há menos tempo. O outro continua avariado", explicou.
Para Peixoto Rodrigues, presidente do Sindicato Unificado da PSP, este caso "é a demonstração do desinvestimento que há na PSP, não só na manutenção de edifícios e equipamentos, mas também em viaturas e instalações". 

* Esta degradação na vida da PSP é uma vergonha pública. 
Governo que não confere dignidade a um corpo de segurança não pode governar.

.

Sem comentários: