15/12/2012

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Re-Food organiza consoada 
para sem-abrigo 

Os responsáveis do projeto Re-Food organizam no dia 24 uma ceia de Natal para sem-abrigo em Lisboa e no dia 26 um jantar de comunidade para os voluntários, beneficiários e residentes da freguesia de Nossa Senhora de Fátima. 

Em março de 2011, o norte-americano Hunter Halder iniciou sozinho na freguesia lisboeta de Nossa Senhora de Fátima o projeto Re-Food, que hoje conta com mais de cem voluntários que diariamente o ajudam a recolher comida em restaurantes e pastelarias para serem depois distribuídos por famílias carenciadas.

No Natal deste ano, o projeto, disse à Lusa o seu fundador, organiza pela primeira vez a 'Re-Consoada', "um jantar para todos que não têm família presente, os sem-abrigo".
"O jantar será preparado pelo dono de um dos restaurantes que faz parte da rede de recolha do Re-food", adiantou.

No dia 26, à semelhança de 2011, volta a acontecer o 'Re-Natal', um "jantar de comunidade com voluntários e beneficiários do projeto e residentes na junta de freguesia de Nossa Senhora de Fátima".
"Este jantar é feito com sobras de Natal. Cada um traz alguma coisa que sobre da consoada ou do dia de Natal para partilhar", disse, acrescentando que "esta festa está marcada para as 20:00 na sala grande da Igreja de Nossa Senhora de Fátima".

No jantar partilhado em comunidade, Hunter Hadler apela a que os participantes levem casacos, cobertores ou sacos-cama para oferecer e que as crianças levem decorações para enfeitar uma árvore de Natal.
Em março deste ano, quando o Re-Food fez um ano, o mentor do projeto salientou que "todas as pessoas da comunidade são convidadas a fazerem voluntariado".

Hunter Halder esclareceu que há três tipos de voluntários: aqueles que têm tempo e participam nas operações, os 'pro bono' (pessoas que mantêm o site na Internet ou advogados) e os voluntários de apoio, que podem participar com um donativo dentro do seu orçamento.
O norte-americano, a viver há 20 anos em Portugal, recolhe e distribui a comida circulando numa bicicleta.
Como os beneficiários têm aumentado, a Re-Food precisa de uma bicicleta de carga. Para poder adquiri-la lançou uma campanha de recolha de fundos. 

Até 31 de dezembro, quem quiser pode contribuir através da conta com o NIB 0036 0000 9910 5889 0342 2 ou pode fazer o donativo na sede da Re-food, situada na Avenida Poeta Mistral, todos os dias úteis, entre as 18:30 e as 21:00.

* Ajude quem ajuda

.
.

Sem comentários: