13/11/2012

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Índice de confiança dos investidores 
cai abaixo do esperado na Alemanha 

A confiança dos investidores e dos analistas alemães caiu inesperadamente, em Outubro. Este indicador é mais um sinal de que a economia alemã está a ser afectada pela crise económica da Zona Euro. O índice de confiança dos investidores caiu para 15,7 pontos negativos, ficando abaixo do esperado na Alemanha, em Novembro, segundo a Bloomberg que cita o centro europeu para a pesquisa económica, ZEW. Este indicador, que mede as expectativas dos investidores e dos analistas, aponta para as expectativas sobre os desenvolvimentos económicos com seis meses de antecedência. Em Outubro, a confiança dos investidores estava nos 11,5 pontos negativos.

Os analistas, consultados pela agência norte-americana, previam um aumento para 10 pontos negativos do indicador.
Este pode ser mais um sinal de que a crise da dívida soberana que assola a União Europeua (UE) está a começar a afectar a maior potência da Zona Euro. Exportações, encomendas e produção industrial apresentaram também resultados abaixo do estimado, em Setembro.

O crescimento da economia alemã deverá ter chegado perto da estagnação no terceiro trimestre, segundo os analistas consultados pela Bloomberg. As previsões do Bundesbank apontam para que esta deterioração da economia se estenda ao quarto trimestre de 2012.

Annalisa Piazza, estratega no Newedge Group afirmou que não se espera um “colapso da economia alemã para breve”.

No segundo trimestre deste ano, o crescimento da economia alemã abrandou para 0,3%, depois de ter crescido 0,5% no trimestre anterior. A diminuição das exportações justifica este desempenho mais negativo da economia alemã.

Em Outubro, o Bundesbank previu que no último trimestre do ano se observe uma “estagnação ou mesmo um decréscimo do produto interno bruto alemão”.
UM BLUF

A economia da Zona Euro deverá contrair 0,4%, em 2012, e expandir apenas 0,1% no próximo ano, segundo as previsões da Comissão Europeia. No entanto, as estimativas da Comissão Europeia apontam para um crescimento de 0,8% para a Alemanha, no próximo ano.

* Não percebemos o espanto. O crescimento dos países europeus ricos, tem por base o que obrigam a importar aos países europeus pobres, como estes  ficaram na miséria não conseguem satisfazer em compras o que os países ricos desejariam exportar, uma péssima acção da senhora Merdel, perdão Merkel, que pode prejudicar a sua reeleição.

.

Sem comentários: