12/09/2012

 .



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

OCDE critica decisão do Governo de aumentar composição das turmas 
Mais alunos piora educação 

 'Aumento do número de alunos por turma piora o nível da educação e Portugal foi o que mais cresceu', diz Andreas Schleicher. 

Portugal aumentou o tempo de estudo, mas foi também o estado-membro europeu da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE) onde o número de alunos por turma mais subiu, revelou, ontem, um responsável da organização, em Bruxelas. 'Portugal investiu muito em dar mais tempo de estudo aos alunos', disse o diretor adjunto para a Educação da OCDE, Andreas Schleicher. 'Mas o aumento do número de alunos por turma piora o nível da educação e Portugal foi o que mais cresceu', salientou, no entanto. 

Por outro lado, a organização salienta que os professores portugueses auferem salários superiores a outros trabalhadores licenciados, mas alerta que esta situação 'deverá alterar-se em 2012 devido às medidas de austeridade, incluindo cortes salariais no setor público', O relatório anual «Education at a Glance 2012», apresentado em Bruxelas, salienta ainda que, 'com dez por cento da população com ensino secundário desempregada, Portugal tem a oitava taxa de desemprego a este nível educacional entre os 34 países da OCDE', Há dez anos, sublinha a organização, Portugal estava em 23.º lugar, entre 28 países. Entre os licenciados, a taxa de desemprego em Portugal aumentou de 2,7 por cento (%), em 2000, para 6,3 %, em 2010, enquanto na média da OCDE o aumento foi de 3,5 para 4,7 %. 

Por outro lado, a OCDE alertou para os riscos que a crise económica pode trazer para o setor da educação, que poderá vir a sofrer grandes cortes. 'A permanência da crise deverá ter levado a grandes cortes nas despesas públicas na educação em vários países', alerta a organização. Os números que a OCDE apresentou mostram que entre 2008 e 2009 o investimento total (incluindo governos, empresas e indivíduos) cresceu em 24 dos 31 países-membros da organização. 

'Os benefícios públicos do investimento na educação são, a longo prazo, muito grandes', referiu o diretor adjunto para a Educação da OCDE, Andreas Schleicher, reforçando: 'maior qualificação significa mais emprego, o que implica que o investimento na educação terá o seu retorno futuro em impostos pagos pelos trabalhadores. ' Segundo a OCDE, quanto maior for o nível de formação, maiores são as possibilidades de ter um melhor salário, sendo que um licenciado podia, em 2010, ganhar 67 por cento mais do que um trabalhador com o ensino secundário. Por outro lado, também em 2010, apenas 4,7 por cento dos licenciados estavam desempregados. 

* Que interessam as opiniões dos técnicos da OCDE, têm alguma importância face à inteligência "Cratiana"?
Turmas com 50 alunos é que é bom, há mais calor humano e se conseguissem pôr os contínuos a dar aulas melhor ainda, o dinheiro que se poupava.

.

Sem comentários: