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HOJE NO
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Governo prepara novo regime das SCUT
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA)
revelou hoje que o secretário de Estado da tutela lhe disse que o
Governo "está a preparar um novo regime de isenções de portagens nas
SCUT", para vigorar a partir de janeiro.
Segundo Ribau Esteves, que é também presidente da Câmara de Ílhavo,
"o Governo prepara um novo regime de isenções de portagem nas SCUT, que
deverá vigorar a partir de janeiro de 2013", conforme lhe foi
transmitido pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e
Comunicações, Sérgio Monteiro, segunda-feira, em Coimbra, na reunião do
Conselho Regional em que suscitou a questão.
"Suscitei ao secretário de Estado a questão na segunda feira, se ia
haver um regime novo ou se pura e simplesmente acabavam as isenções, no
conselho regional, e a resposta foi de que vai haver um novo regime, que
estará em vigor em janeiro de 2013 e mais não disse", afirmou aos
jornalistas.
O responsável defendeu hoje que as deslocações de curta distância
devem ficar isentas no novo regime de portagens nas SCUT que o Governo
está a preparar, salientando que a CIRA "há muito que defende um regime
de isenções assente nos circuitos de curta distância, o que, no caso da
região, permitirá que quem usa a A17 e a A29 para evitar afunilar a
EN109 a possa usar sem pagar".
"Relembramos ao Governo que esse princípio (da isenção para
deslocações de curta distância) não fere a legislação comunitária (que
serviu de argumento ao Governo para acabar com o regime de isenções para
os residentes) porque trata todos os cidadãos por igual", disse.
O presidente da CIRA diz ser a favor do princípio de que as SCUT
devem ser pagas por quem as utiliza, mas "não vale a pena onerar as
próprias SCUT que assim geram pouca receita porque têm uma quebra de
tráfego brutal, nem os cidadãos com um custo dispensável, e mesmo a
qualidade de vida de áreas residenciais, como é o caso das localidades
entre Ovar a Vagos, no eixo da EN109", que passaram a registar elevados
níveis de tráfego, desde a introdução de portagens.
Ribau Esteves defende ainda que o Governo aproveite a revisão do
regime das SCUT para recuar no estabelecimento de portagens ao longo da
A25, que em sua opinião prejudica a economia nacional, já que se trata
do principal corredor rodoviário de exportações do País.
"Continuamos a defender que a A25 não deve ser portajada,
nomeadamente porque o transporte de mercadorias não tem objetivamente
qualquer alternativa, e é um eixo fundamental para as exportações do
País, nomeadamente para as regiões do norte e centro, que exportam 60
por cento dos produtos, sendo que o único canal que têm é a A25/E80",
disse.
* É possível que apareça um novo regime mas não é para melhorar os bolsos utentes...
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