20/09/2012

 .
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Nova lei abre a porta a fuga de PPR 
sem perda de benefícios 

 APS vai reunir nos próximos dias para analisar impacto da medida que foi aprovada esta semana na comissão de orçamento e finanças 

A proposta do PS, aprovada por unanimidade na terça-feira, parece abrir a porta ao resgate antecipado dos Planos Poupança Reforma (PPR). Segundo a nova redacção da lei, os portugueses poderão recorrer ao resgate antecipado dos seus PPR, sem penalizações e sem perda de benefícios fiscais, para pagarem prestações do seu crédito à habitação. Em resposta ao Diário Económico, a Associação Portuguesa de Seguradores prefere não comentar para já o alcance da medida, já que a considera "vaga", adiantando que irá reunir nos próximos dias uma comissão para analisar o o seu impacto no sector.

A iniciativa insere-se nas soluções encontradas pelos grupos parlamentares para ajudar as famílias portuguesas a cumprir com as prestações dos seus créditos à habitação. No entanto, a medida não se aplica apenas às famílias em situação económica muito difícil, ou apenas aquelas com prestações em atraso, mas tem carácter global. Ou seja, insere-se no regime geral do crédito à habitação, ficando portanto disponível a qualquer família.
Diogo Teixeira, administrador da Optimize Investment Partners, considera que esta é uma medida oportuna no actual contexto, desde que com carácter temporário. E explica: "Não pode ser uma solução de médio e longo-prazo porque sabemos que as reformas estão longe de estar asseguradas pelo Estado. Por isso, é importante que o Governo não desincentive a poupança de longo-prazo". 

* Uma notícia sensacionalista. Não há fuga nenhuma. É uma operação aprovada para atenuar as pesadas dificuldades que os cidadãos têm para satisfazer compromissos assumidos, porque muitos deles perderam emprego ou tiveram redução drástica de salário. O povo pouco pode fugir ao disco, o poder económico sim.

.

Sem comentários: