24/09/2012

 .
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Chávez não apresenta 
"coerência fisica nem mental" 


 José Rafael Marquina, médico especialista, assegura que a recuperação de saúde do presidente venezuelano é enganosa. Na sua opinião, Chávez está a fazer um grande esforço para parecer saudável, embora se encontre num estado muito delicado. 

Em entrevista ao diário espanhol ABC, o médico refere que o presidente tem estado "muito mal fisicamente, muito débil", dizendo que o seu estado de saúde é sério e que o líder venezuelano não apresenta "coerência física nem mental", vivendo à base de esteroides. Marquina salienta ainda que as suas aparições públicas são muito poucas e que se nota que Chávez caminha com dificuldade.
O médico explica ainda a doença do presidente, dizendo que o cancro já se metastizou para o fígado e para as glândulas suprarrenais. Existe também a especulação sobre se o cancro terá ou não atingido o cólon e pulmões. O especialista relembra que a partir do momento em que existem metástases, existe também febre, e consequentemente, frio. Esta observação vem no seguimento de várias visitas oficiais em que o presidente aparece com cachecol e casaco.

"É evidente a dose altíssima de calmantes e esteroides que está a receber para a dor", continua o médico. A medicação está a ser feita ao final da noite e pela manhã, devido à campanha eleitoral, daí as suas aparições em público serem sempre à tarde.
Marquina aponta ainda o mês de dezembro como o ponto de recaída de Chávez. A sua doença, apesar de assintomática continuará a progredir, pelo que o líder não estará em condições de governar durante mais seis anos.

O médico reforça que não foi pago para afirmar que Chávez estaria muito doente, dizendo que quem o afirma se encontra muito desesperado. Refere ainda que todas as informações que lhe foram dadas acerca da doença do presidente foram confirmadas antes de serem tornado públicas.


* Nos países em que os ditadores estão numa fase terminal faz-se tudo para escamotear a verdade, no nosso país Salazar até presidia a "conselhos de ministros" a fingir, já Marcelo Caetano governava   (In "Diário Político" de Raul Rego, edição de autor 1969).

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Convém definir ditador e depois mostrar que Chavez satisfaz as condições. Por exemplo, foi eleito?