19/07/2012

 .

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Petróleo perto de 110 dólares 
com tensão no Médio Oriente 

O petróleo segue em alta pelo sétimo dia consecutivo, o que pode ser um prenúncio de novo aumento nos preços dos combustíveis. 

O barril de ‘brent' para entrega em Setembro, a referência para as importações portuguesas, apreciava hoje mais de 2% até aos 107,61 dólares, um máximo de dois meses. Já no mercado nova-iorquino, o barril de crude para entrega em Agosto valorizava 3% para 92,51 dólares, também o valor mais elevado desde Maio. Em ambos os casos é a sétima progressão consecutiva, o que já não acontecia desde Fevereiro.
A impulsionar os preços do "ouro negro" estão os crescentes sinais de instabilidade no Médio Oriente e os inerentes receios de perturbações numa região responsável por cerca de 30% da produção mundial de petróleo. Os operadores referem-se concretamente ao ataque que vitimou importantes figuras do regime sírio e às declarações do primeiro-ministro israelita, que culpou o Hezbollah, que tem apoio iraniano, pelo atentado que vitimou cinco turistas na Bulgária.

"As pessoas estão muito preocupadas com o que se passa no Médio Oriente e isso está a impulsionar o petróleo. O Irão está de regresso aos holofotes e a situação na Síria continua a deteriorar-se. Tudo isso agrava o risco geopolítico na região e alimenta receios de que poderá haver perturbações na produção", dizia Jason Schenker, presidente da Prestige Economics, em declarações à Bloomberg.

A progressão do petróleo acontece num dia em que o dólar perde valor para o euro, para a libra inglesa e também para o dólar australiano. Por serem negociadas em dólares no mercado internacional, matérias-primas como o petróleo são mais apelativas como investimento na depreciação da divisa norte-americana.

A subida ininterrupta do petróleo nos mercados internacionais deve motivar uma subida dos preços dos combustíveis praticados em Portugal na próxima semana. Esta semana os preços de referência do litro de gasolina e de gasóleo subiram entre um e dois cêntimos. 

*  Preparem-se para mais subidas.

.

Sem comentários: