16/06/2012

-
GALGO
AFEGÃO


.



Classificação F.C.I.: Grupo10 - Lebréis Seção 1 - Lebréis de Pelo Longo ou Franjado 
Padrão FCI nº 228 - 12 de dezembro de 2011. 
País de origem: Afeganistão 
País Patrono: Grã-Bretanha 
Nome no país de origem: Afghan Hound 
Utilização: Corrida. Sem prova de trabalho 

RESUMO HISTÓRICO: 
A primeira menção à raça que hoje conhecemos como Afghan hound se encontra num papiro, datado aproximadamente de 400 a 3000 a . C, achado nas proximidades de Jebel Musa, localizada na pequena península do Sinai, entre o Golfo de Suez e o Golfo de Akaba, local que fazia parte do antigo Egito. Neste documento o cão é mencionado como hábil caçador e muito aceito pela nobreza. Em túmulos do vale do Nilo também foram encontradas reproduções destes animais. Acredita-se que inicialmente tenha sido presente de um Sheik a Mênfis, tendo recebido o apelido de cara de macaco.
Não se sabe exatamente quando a raça se instalou na parte norte do Afeganistão como também não foram encontrados traços de sua passagem pela Arábia ou pela, Pérsia- vias naturais de acesso.
Não se sabe exatamente quando a raça se instalou na parte norte do Afeganistão como também não foram encontrados traços de sua passagem pela Arábia ou pela, Pérsia- vias naturais de acesso.
Apesar de confirmada a origem Egípcia, há dúvidas se o Afeganistão fez grandes contribuições para o desenvolvimento da raça. Criado num país montanhoso e vivendo em regiões altas, onde invernos são especialmente severos, o Afghan pouco mudou em suas características marcantes. Pelagem compacta, sedosa, de textura fina e cobrindo todo o corpo; orelhas pendulares e um topete de pelagem sedosa no alto da cabeça. Outra característica hereditária da raça é a sua acomodação a qualquer tipo de temperatura- isto porque além de invernos gelados, o Afeganistão possui verões muito quentes.
Dotado de uma excelente visão e grande velocidade, era o cão mais indicado na caça a leopardos e na perseguição a gazelas e coelhos selvagens
Os primeiros Afghans chegaram na Inglaterra no início dos anos 1900, e um deles chamado “Zardin”, venceu de forma espetacular na exposição de 1907, realizada no “Crystal Palace” em Londres. A raça é também conhecida como “Tazi”, apoiada na sua semelhança com uma raça russa com este nome. Um dos “sighthounds” (lebréis) típicos do mundo, o Afghan – quem, como seu nome implica, é originário das montanhas do Afeganistão – é um caçador, e perseguirá a presa se lhe for dada oportunidade. Hoje em dia, também um glamoroso cão de exposição que deve combinar força e dignidade com um pelo longo e sedoso, bem como com uma expressão oriental. 

APARÊNCIA GERAL: dá uma impressão de força e dignidade, combinando velocidade e poder. A cabeça é portada orgulhosamente. 

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: a expressão oriental é típica da raça. O Afghan olha através das pessoas. Digno e indiferente, com uma certa e penetrante ferocidade.

CABEÇA 
REGIÃO CRANIANA 
Crânio: longo, não muito estreito, com occipital proeminente. Bem balanceado e coberto por um longo topete. 
Stop: ligeiro. 
REGIÃO FACIAL 
Trufa: de preferência preta; sendo a cor fígado permitida em cães de pelagem clara. 
Focinho: longo, com maxilares fortes. 
Maxilares/Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares. Mordedura em torquês (mordedura em pinça, ponta com ponta) é tolerada.  
Olhos: escuros, de preferência, mas a cor dourada não deve ser penalizada. Aparência quase triangular, ligeiramente inclinados para cima do canto interno para o canto externo. Orelhas: inseridas baixas e bem para trás, portadas próximas à cabeça. Cobertas por longos pelos sedosos.  

PESCOÇO: longo, forte e com um orgulhoso porte da cabeça. 

TRONCO 
Dorso: nivelado, de comprimento moderado, bem musculoso. 
Lombo: reto, largo e bastante curto. Garupa: caindo ligeiramente para a cauda.Ossos do ilíaco proeminentes e afastados. 
Peito: de boa profundidade, com costelas bem arqueadas. 

CAUDA: não muito curta. De inserção baixa com um anel no final. Elevada, quando o cão está em ação. Com pelos escassos. 

MEMBROS
ANTERIORES 
Ombros: longos e inclinados, bem colocados para trás, bem musculosos e fortes, sem serem carregados. 
Braços: longos e inclinados. 
Cotovelos: vistos de perfil, verticalmente abaixo da cernelha. Próximos à caixa torácica. Não virando nem para dentro, nem para fora. 
Metacarpos: longos e elásticos. 
Patas: fortes e muito grandes tanto em comprimento quanto na largura e cobertas por pelos longos e espessos; dedos arqueados. Almofadas plantares bem apoiadas no solo. 
POSTERIORES 
Aparência geral: poderosos. Bem compridos entre os ossos das ancas e os jarretes, com uma distância comparativamente curta entre os jarretes e as patas. Joelhos: bem inclinados e bem angulados. 
Patas: longas, mas não tão largas quanto as anteriores; cobertas por pelos longos e espessos; dedos arqueados. Almofadas plantares bem apoiadas no solo.

MOVIMENTAÇÃO: suave e elástica, com estilo de alta classe. 

PELAGEM 
Pelo: longo e de textura muito fina na região das costelas, nos membros anteriores e posteriores e flancos. Nos cães maduros, o pelo é curto e fechado a partir do ombro e ao longo de toda a sela. Pelo longo na cabeça, da testa para trás, com um distinto e sedoso topete. No focinho, o pelo é curto. Orelhas e pernas com boa pelagem. Os metacarpos podem ser descobertos. A pelagem deve se desenvolver naturalmente. Qualquer evidência de tosa ou corte com tesoura deve ser penalizada. 

COR: todas as cores são aceitas. 

TAMANHO 
Altura ideal para:
machos: 68 a 74 cm
fêmeas: 63 a 69 cm 

NOTA: • os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal. 


IN - "CONFEDERAÇÂO BRASILEIRA DE CINOFILIA" 

.

Sem comentários: