10/06/2012

 .

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

11 hábitos na cozinha 
que podem fazer mal à saúde 

Há uma linha ténue entre o que é e não é perigoso em matéria de alimentos. E muitas vezes passamos essa barreira, sem sequer darmos por isso. 
Na verdade, uma em cada duas refeições de carne cozinhada num restaurante de comida rápida não está em condições, apesar de lha servirem com aspecto apetitoso. Sabemos muito bem que podemos sofrer consequências – como uma intoxicação alimentar – ao avançarmos corajosamente para o prato. Mas, mesmo assim, corremos o risco. E às vezes ficamos doentes. Mas quando preparamos a comida em nossa casa, a maioria de nós parte do princípio que está fora de perigo. 

Mas, infelizmente, não é assim. Há diversos erros que todos, ou quase todos, cometem. E que podem deixá-lo, e à sua família, verdadeiramente doentes. Não deixe que isso lhe aconteça: verifique  o que pode fazer para melhorar a segurança alimentar na sua cozinha. 

 1. Deve sempre usar um prato diferente para a carne crua e para a cozinhada, incluindo aves. O mesmo é válido para mariscos. Os germes da carne crua podem transferir-se do prato para a carne que está prestes a servir. 

2. Não ponha carne a descongelar na bancada da cozinha, pois os germes espalham-se mais rapidamente à temperatura ambiente. É melhor descongelar os alimentos pondo-os no frigorífico, em água fria ou mesmo no microondas.

3. Apesar de parecer desafiar a lógica, lavar a carne no lava-loiças não é saudável. Pode impregnar de germes o próprio lava-loiças e as bancadas circundantes. 

4. Muita gente pensa que a comida tem de ficar completamente fria para se arrumar no frigorífico. Mas não é assim. Deixá-la de fora para arrefecer é, na verdade, um convite à propagação de germes. As bactérias nocivas à saúde podem desenvolver-se nas comidas recém-cozinhadas em cerca de duas horas, a menos que sejam refrigeradas. No entanto, tenha atenção para não colocar no frigorífico comida ainda a escaldar, pois isso provoca um sobre-aquecimento de todo o interior, pondo em risco o resto da comida que lá guarda. 

5. Já desde criança que lho dizem, e é mesmo verdade: comer massa de ovo mal cozida ou crua pode deixá-lo doente bem como qualquer outra comida à base de ovos crus. Os ovos crus podem conter salmonelas ou qualquer outra bactéria nociva. 

6. Tal como não deve deixar carne crua na bancada, também as marinadas não devem ser deixadas de fora. Os germes perigosos multiplicam-se rapidamente à temperatura ambiente. Ponha a comida a marinar no frigorífico. 

7. Pode parecer uma boa ideia reutilizar uma marinada de carne como molho, mas a verdade é que os germes da carne crua podem contaminar toda a refeição. Só poderá usá-la como molho se a ferver imediatamente antes de a misturar com o resto.

8. Claro que você não quer servir carne ressequida, mas deixá-la em sangue pode potencialmente significar que ainda contém bactérias. Não dizemos que não pode degustar uma boa carne mal passada, mas é mais seguro cozinhá-la de acordo com a tabela de segurança de cozedura (as carnes vermelhas, por exemplo, devem cozer a cerca de 63 graus durante, pelo menos, três minutos; e as aves, incluindo frango e peru, a cerca de 74 graus). 

9. Lave as mãos! Esta não é nova, mas nem sempre nos lembramos de como esse simples gesto é importante. E quando sugerimos que lave as mãos, não nos referimos a limitar-se a mergulhá-las rapidamente na água. Deve lavá-las pelo menos durante 20 segundos com sabonete e água corrente.

10. Costuma provar o leite para verificar se ainda está bom? Embora isso não signifique que vai ficar forçosamente doente, é na verdade um mau hábito. Muitas vezes é impossível perceber que um alimento já não está em condições – e basta provar um bocadinho para ficar seriamente mal disposto. 

11. Mesmo que planeie descascar as frutas e vegetais, deve ser lavá-los antes de os usar. Os pesticidas podem passar para a bancada onde os prepara e contaminar todos. E isso também é verdade para as couves e saladas de folhas verdes, que devem ser muito bem lavadas. Embora não seja garantido que fica doente, decerto quererá evitá-lo ao máximo. 


* Aprender até morrer...

 .

Sem comentários: