15/06/2012

.

HOJE NO


"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Gás natural fica 6,9% 
mais caro a partir de Julho

 O gás natural vai aumentar 6,9% a partir de julho, o que representa um acréscimo de 1,58 euros numa fatura mensal de 23,99 euros, anunciou esta sexta-feira a Entidade Reguladora do Setor Energético. Esta variação média global de 6,9%, a maior desde que o mercado do gás natural passou a ser regulado em 2008, corresponde à proposta feita pela Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE)em abril que entretanto foi remetida para o conselho tarifário e para a Autoridade da Concorrência. 

A tarifa regulada de venda a clientes finais de gás natural, com consumos anuais inferiores ou iguais a 500 metros cúbicos, terá a partir de 1 de julho e até 31 de dezembro de 2012, uma variação de 6,9%. Numa fatura média de 12,69 euros por mês, o que corresponde ao consumo de um casal sem filhos, de 150 metros cúbicos de gás por ano, representa um acréscimo de 84 cêntimos. 

No caso do consumo de um casal com filhos, com um consumo médio padrão de 23,99 euros por mês, este aumento representa mais 1,58 euros no final do mês. Já a tarifa social, que abrange os consumidores economicamente vulneráveis, vai aumentar 2,25%, o que pressupõe um acréscimo de 24 cêntimos numa fatura média mensal de 11,44 euros e de 48 cêntimos numa fatura média de 21,55 euros. 

A variação da tarifa social, fixada por despacho do Governo, é valida para 12 meses, prolongando-se até junho de 2013, ao contrário da outra tarifa, que sofre um aumento de 6,9%, que deverá registar uma nova alteração a partir de 1 de janeiro de 2013. 

A partir dessa data, são extintas as tarifas reguladas para os consumidores de gás natural com um consumo inferior a 500 metros cúbicos, que abrange cerca de um milhão de consumidores domésticos. Nesta altura, inicia-se um período transitório, que pode ir até ao final de 2015, em que a ERSE continuará a propor tarifas transitórias, que servirão de referência ao mercado liberalizado, que para conquistar clientes deverá praticar preços mais competitivos. 

Nos últimos dois anos, o preço do gás natural aumentou 3,2% e 3,9%, respetivamente, sendo que, no último trimestre de 2011, o IVA do gás natural subiu de 6% para 23%. 


 * Grande truque  o da governança, vai aumentando os preços de bens essenciais em datas diferidas para disfarçar o aumento do custo de vida aliado ao corte nos salários. Aconselhamos a fazer as contas no final do ano, rubrica a rubrica para verificar o real assalto de que foram alvo. 


.

Sem comentários: