09/06/2012

.

CÃO DE
    CRISTA CHINÊS

  



 


Classificação F.C.I.: Grupo 9 - Cães de Companhia Seção 4 - Raças de cães sem pelo 
Padrão FCI nº 288 - 16 de fevereiro de 2011. 
País de origem: China 
País Patrono: Grã-Bretanha 
Nome no país de origem: Chinese Crested Dog 
Utilização: Companhia Sem prova de trabalho 

RESUMO HISTÓRICO
O cão de crista chinês apresenta-se em duas variedades – o Pelado e o “Powder Puff”. O Pelado tem uma crista de pelo em sua cabeça que se estende para a parte de baixo de seu pescoço, "meias", abrangendo os dedos das patas, e uma pluma em sua cauda. O resto do seu corpo é, como seu nome implica, sem pelos. 
A variedade “Powder Puff” é inteiramente coberta por um véu de pelos longos e macios. Embora seja difícil identificar sua origem, é dito que eram de propriedade de famílias da dinastia Han da China. 
Os Cães de Crista Chineses foram desenvolvidos nesta época como guardiões das casas do tesouro e com um tamanho maior, mais pesados, como cães de caça. Eles foram vistos em exposições na América entre 1885 e 1926, mas, depois, raramente foram vistos por cerca de cinquenta anos. 

MAIS HISTÓRIA 
O Cão de Crista Chinês é uma raça muito antiga, com mais de 500 anos e por volta do século XVI cães semelhantes já podiam ser encontrados em quase todos os continentes. 
A origem do Chinese Crested Dog ou Cão de Crista Chinês não é muito clara, mas acredita-se que descenda de raças de cães africanos sem pêlos, que eram levados pelos mercadores chineses em seus navios para eliminar os ratos nos porões. Os chineses eram hábeis navegadores e em seus navios de exploração ou mercantes sempre tinham esses cães. 

Nos diversos portos por onde passavam mundo afora esses pequenos cães eram com frequência vendidos ou trocados por mercadorias variadas . Dessa maneira acabaram por dar origem a diversas outras raças de cães sem pêlos. Exploradores espanhois encontraram o Chinese Crested Dog no México e em outros países da América Central e do Sul. Também exploradores ingleses e franceses encontraram a raça em várias partes da Áfica e Ásia durante o século XIX. 

Em torno da metade do século XIX era comum encontrar pinturas e gravuras retratando esses cães. Existem duas variedades deste cão, o Hairless de corpo pelado, com pelos somente na cabeça, pés e rabo e o Powderpuff totalmente peludos, com pelagem macia, sedosa e lisa. Entre os Hairless a quantidade e comprimento dos pêlos varia bastante de cão para cão. Tanto o Hairless (pelado) como o Powderpuff (peludo), são julgados por um único padrão, mas sempre levando em consideração a característica do Powderpuff quanto a pelagem longa e abundante e dentição que no caso deve ser completa, diferentemente da variedade pelada, na qual a falta parcial não é penalizada. 

A lenda diz que o Powderpuff foi colocado no mundo para manter os recém nascidos pelados aquecidos. Com o início das exposições de cães nos anos 1800, não demorou até que a raça começasse a aparecer nas competições. Durante quase todo o século XX, apesar de ainda meio raro, o Chinese Crested Dog era visto em exposições por todo o mundo e hoje existem inúmeors Clubes e Associações da raça mundo afora. A raça é reconhecida pela grande maioria dos Kenel Clubes e em números crescentes. 

Pouco antes de 1965 a raça entrou para o Grupo das raças ainda não reconhecidas internacionalmente (Miscellanious Class) e aí ficou por vários anos. O Chinese Crested Dog foi reconhecido oficialmente e internacionalmente no Grupo 9 dos Cães de Companhia somente em 1991, passando assim a integrar as exposições de todas as raças.
 
APARÊNCIA GERAL: um cão pequeno, ativo e gracioso; de ossatura média à fina; corpo uniformemente sem pelos, com pelos somente na cabeça, patas e cauda; ou coberto por um véu de pelos macios. Existem dois tipos distintos desta raça: o “Deer Type”, vivaz e de ossatura fina e o “Cobby Type”, de constituição e ossatura mais pesadas. 

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: feliz e nunca agressivo. 

CABEÇA: lisa, sem excesso de rugas. A distância da base do crânio ao stop, é igual à distância do stop à ponta da trufa. A cabeça apresenta uma aparência graciosa com uma expressão alerta. 
REGIÃO CRANIANA 
Crânio: ligeiramente arredondado e alongado. 
Stop: ligeiramente pronunciado, mas não excessivo. REGIÃO FACIAL 
Trufa: uma característica importante estreita em relação ao focinho; qualquer cor para a trufa é aceitável. 
Focinho: estreita-se ligeiramente, sem ser pontudo, seco e sem lábios pendentes. 
Lábios: aderentes e finos.  
Maxilares/Dentes: maxilares fortes, com uma perfeita e regular mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares. 
Bochechas: bem esculpidas, magras e planas, afilando-se até o focinho. 
Olhos: tão escuros que pareçam pretos. Um pouco ou nenhum branco da conjuntiva deve aparecer. De tamanho médio, inseridos bem separados. 
Orelhas: de inserção baixa: o ponto mais alto da base da orelha está nivelado com a parte externa do olho. Grandes e eretas, com ou sem franjas, exceto na variedade “Powder Puffs”, onde as orelhas caídas são permitidas. 

PESCOÇO: magro, sem barbelas, longo e inclinando-se graciosamente em fortes ombros. Quando em movimento, está portado alto e levemente arqueado. 

TRONCO: de médio a longo, flexível. 
Dorso: plano. 
Lombo: firme. 
Garupa: bem arredondada e musculosa. 
Peito: largo e profundo, sem ter costelas em barril. O esterno não é proeminente. A caixa torácica se estende até os cotovelos.  
Linha inferior: ligeiramente esgalgada.  

CAUDA: de inserção alta, portada para cima ou para fora quando em movimento. Longa e afilada, razoavelmente reta, nem enrolada nem dobrada para nenhum lado, caindo naturalmente quando em repouso. Franjas longas e flutuantes, limitadas aos últimos dois terços (2/3) da cauda. Franjas pouco abundantes são aceitáveis. 

MEMBROS

MEMBROS ANTERIORES  
Aparência geral: 
Pernas: longas e finas, bem inseridas sob o tronco. Ombros: limpos, estreitos e bem inclinados para trás. Cotovelos: bem ajustados ao corpo. 
Metacarpos: finos, fortes, quase verticais. 
Patas: pés de lebre estendidos, estreitos e longos. Unhas de qualquer cor, moderadamente longas. “Meias” preferencialmente limitadas aos dedos, indo no máximo até o topo do metacarpo. As patas não devem virar nem para dentro, nem para fora. 
POSTERIORES 
Aparência geral: 
Pernas:bem separadas. As angulações devem ser suficientes, de maneira a deixar o dorso nivelado. 
Joelhos: firmes e longos, passando suavemente nos jarretes. 
Metatarsos: jarretes bem descidos. 
Patas: pés de lebre estendidos, estreitos e longos. Unhas de qualquer cor, moderadamente longas. “Meias” preferencialmente limitadas aos dedos, indo no máximo até o topo do metacarpo. As patas não devem virar nem para dentro, nem para fora. 

MOVIMENTAÇÃO: alongada, fluente e elegante, com bom alcance e muita propulsão.

PELE: de espessura fina, lisa, quente ao toque. O único traço diferente dos cães pelados é que eles possuem glândulas sudoríferas. Em vez de ofegar para aliviar o calor do corpo eles suam. Outra vantagem é que sua pele mais grossa tem um poder de cicatrização bem alto. 

PELAGEM 
Pelo: em nenhuma parte do corpo deve haver grandes áreas com pelos. Uma longa e fluida crista é preferível, mas uma crista escassa é aceitável; de preferência começando do “stop” e diminuindo até a parte de baixo do pescoço. Nos “Powder Puff” a pelagem de cobertura consiste de um subpelo com um véu macio de pelos longos, sendo característica a pelagem em forma de véu. 

COR: qualquer cor ou combinação de cores. 

TAMANHO / PESO 
Ideal na cernelha: 
machos: 28 a 33 cm 
fêmeas: 23 a 30 cm 
Peso Médio: 3 kgs 

NOTA:• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

- IN 
- http://www.chasse.com.br
- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA 

 .

Sem comentários: