16/05/2012

 .



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Suspeita de «dumping» 
na venda dos genéricos 
Ordem dos Médicos assegura que há laboratórios que estão a vender medicamentos genéricos a preço inferior ao preço de custo. 
A BATER NO FUNDO

A Ordem dos Médicos denunciou à ASAE a existência de «dumping» no preço dos genéricos, afirmando que há laboratórios a vender medicamentos a preço inferior ao preço de custo. 'É fundamental que sejam investigadas as eventuais práticas de dumping no preço dos medicamentos, que poderão levar a que alguns laboratórios se retirem do mercado, nomeadamente marcas portuguesas, por incapacidade de concorrer com preços que estarão a ser praticados abaixo do custo', disse o bastonário José Manuel Silva, falando numa situação 'ilegal e preocupante',

 O bastonário da OM afirma que há laboratórios que não podem concorrer com estes preços e correm risco de fechar portas, 'o que pode levar, no futuro próximo, a uma cartelização do mercado, entre um número reduzido de marcas', 'Há laboratórios que não conseguem comprar o princípio ativo, ao preço a que os medicamentos são vendidos no mercado', afirmou. 

A OM receia também que os preços que estão a ser atingidos em alguns medicamentos ponham em causa a indústria farmacêutica nacional, um setor que, no ano passado, exportou mais do que o vinho do Porto. 'É um setor absolutamente essencial à nossa economia, é uma mão-de-obra extraordinariamente qualificada, tem potencial de gerar investigação científica extraordinariamente importante, que poderá levar à patente de algumas moléculas de investigação nacional, que traduzem uma imensa mais-valia em termos científicos e económicos para o País', José Manuel Silva responsabilizou, ainda, a legislação nacional pelos preços que estão a ser praticados. 

Por outro lado, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) revelou, ontem, que as negociações com o Governo sobre grelhas salariais e trabalho em urgência estão à beira da rutura, pelo que serão tomadas todas as medidas necessárias, incluindo uma greve nacional. 

* Quando pensamos no estado da saúde em Portugal e pondo de parte a competência e seriedade de milhares de profissionais do sector, verificamos que neste negócio há cada vez mais trafulhices.


 .

Sem comentários: