16/05/2012


.


HOJE NO

"RECORD"



FIFA testa "GoalRef" 
na liga dinamarquesa 

 A FIFA anunciou esta quiarta-feira que vai testar na próxima semana, em dois jogos da liga dinamarquesa, um dos dois sistemas de tecnologia na linha de golo. O sistema "GoalRef", desenvolvido por uma empresa alemã, vai ser usado no domingo no encontro entre o Silkeborg IF e o Sonderjysske, e quarta-feira no jogo FC Nordsjaelland-AC Horsens. 

 A tecnologia "GoalRef" utiliza um chip colocado na bola, que é ativado por sensores instalados na linha de golo. O outro sistema em estudo, denominado "Hawk-Eye" (Olho de Falcão), vai ser utilizado esta quarta-feira na final do "Hampshire FA Senior Cup", em Inglaterra, que oporá, em Southampton, o Totton ao Eastleigh. O "Hawk-Eye", que já é usado no ténis e no críquete, utiliza seis câmaras colocadas no campo que permitem calcular a posição da bola. 

 De acordo com a FIFA, as tecnologias a testar serão analisadas por observadores e não deverão ter qualquer influência no trabalho dos árbitros dos três encontros. Os sistemas de tecnologia na linha de golo já foram testados em 2005 no Mundial Sub-17, no Peru, e no Mundial de Clubes disputado em 2007 no Japão. Depois de anos de debate, a pressão para a introdução deste tipo de tecnologia tem vindo a aumentar e é esperada para 2 de julho, por parte do Internacional Board, uma decisão de definitive sobre o uso, ou não, dos sistemas de deteção de golo.

 * Talvez evite erros voluntários de alguns árbitros...

.

Sem comentários: