21/05/2012

 .


HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Disfunção eréctil : 
Portugueses têm vergonha 
de pedir ajuda 

A esmagadora maioria dos Portugueses tem vergonha de discutir assuntos do foro sexual com o seu médico. 

Segundo um estudo internacional patrocinado pela Lilly e realizado pela agência de estudos de mercado SKIM Healthcare, não é por isso de estranhar que a Internet seja a principal fonte de informação em caso de dúvida e que Portugal se revele o país com menor taxa de utilização de medicação para o tratamento da disfunção eréctil. 
 A Disfunção Eréctil atinge 52% por cento dos homens entre os 40 e os 70 anos. Entre casos pontuais e permanentes, com origem física ou psicológica, calcula-se que cerca de 500 mil Portugueses sofram desta doença. Neste sentido, sob o mote “Não fuja do problema. Peça ajuda”, a Lilly lança uma campanha mundial sobre a doença. 

A acção passa-se em torno de um casal preso em cima de uma árvore que recusa a ajuda de todos os que por lá “passam” de uma forma ou de outra, até que finalmente aceita a ajuda de um médico. Um beco sem saída – esta é a metáfora para o problema da Disfunção Eréctil e vai ser assim um pouco por todo o mundo.

 Em Portugal, a campanha tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Andrologia e da Associação Portuguesa de Urologia, as duas principais sociedades científicas da área. Jorge Rocha Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia, refere que “os números são reveladores e mostram que ainda há uma grande percentagem de homens com dificuldade em assumirem e exporem o problema da Disfunção Eréctil”. Para os Portugueses, o médico é mesmo o último recurso. A preferência vai para a Internet, com 46%, para os livros, com 28%, para as revistas (18%) e para o cônjuge (14%). Só depois vem o médico, com 12% de procura.

 A faixa etária mais cibernética é a dos 34 aos 45 anos, com um número de mulheres ligeiramente mais alto do que o dos homens no que toca à pesquisa online (47% vs. 45%). Em Portugal, esta realidade bem notória também se reflecte na toma de medicação: 95% dos homens inquiridos afirma nunca ter feito qualquer tratamento para a Disfunção Eréctil, um número superior aos 84% registados a nível mundial. 

O presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia deixa, contudo, um alerta: “No que diz respeito à Disfunção Eréctil, os doentes precisam de um diagnóstico médico que lhes assegure que vão fazer o tratamento mais adequado à sua situação. Não tenham vergonha nem fujam do problema. Procurem-nos e peçam ajuda. Apesar do estigma e da vergonha associados, hoje sabemos que é possível tratar com êxito a grande maioria das situações de Disfunção Eréctil. Os avanços registados nos últimos anos vieram facilitar o tratamento e, consequentemente, a vida dos homens que sofrem desta doença”. 

 * A vergonha é fruto duma educação sexual deficiente ou inexistente. A maior parte dos homens que têm hoje mais de quarenta anos nunca debateram com os pais o tema da sexualidade, aprenderam na rua e mal, por isso os conhecimentos que transmitem aos filhos não hão-de ser de grande qualidade. Relativamente às adolescentes, que também aprendem na rua, o aumento de gravidez indesejável está sempre a aumentar.

.

Sem comentários: