05/05/2012

ALMORRÓIDA À COCA

.

Vídeo português que alerta para dados no Facebook torna-se viral




Um vídeo produzido para a rubrica "Global Net", do programa da SIC Notícias "Falar Global" já foi visto por mais de 5,8 milhões de vezes, um número fora do comum em conteúdos informativos inseridos em rubricas e cujo crescimento continua em ritmo acelerado. Com pouco mais de dois minutos, o vídeo tem o título "Facebook consegue ser pior do que CIA" e fala do uso dos dados que deixamos na maior rede social do mundo, aproveitando a história de um estudante universitário austríaco. A peça foi para o ar na SIC Notícias no final de janeiro e para o blogue do programa no Expresso no dia 5 de fevereiro e, apesar de ter uma boa audiência, o número de visualizações manteve-se dentro dos níveis normais. No entanto, esta semana, as visitas ao site do programa dispararam a uma velocidade enorme, o que leva a crer que o vídeo se tenha tornado viral. 

De um email em cadeia até ao Facebook
 Reginaldo Rodrigues de Almeida, autor e apresentador do programa "Falar Global", onde está inserida a rubrica "Global Net", explicou ao Expresso que teve conhecimento que "o link para o vídeo da autoria de Miguel Martins - o jornalista que é editor de Multimédia do Expresso e apresentador da rubrica "Global Net" -, começou a correr num email em cadeia que alertava para os perigos do Facebook, onde apareciam alusões do género 'vejam isto e depois não digam que não sabiam'". Daí a espalhar-se rapidamente, inclusive pelo Facebook, "foi um pequeno passo", continua Reginaldo Rodrigues de Almeida, que, ao mesmo tempo, refere o número de "gosto" no Facebook e de comentários no site do programa como "totalmente inéditos e imprevisíveis". 

Legendagem a ser preparada 
Não há memória de num país como Portugal um vídeo de informação numa rubrica, por sua vez inserida num programa, ter uma audiência desta natureza, que não para de aumentar e que ainda hoje reuniu mais de 200 mil visualizações. Reginaldo Rodrigues de Almeida diz que "os acessos estão a chegar do Brasil, África do Sul, Europa, por onde estão espalhados muitos falantes de português", mas avança que "a audiência está a revelar a verdadeira importância do tema para as pessoas e que o 'Falar Global' não quer deixar de fazer chegar a informação mais longe". Por isso, garante o responsável, "está a ser ponderada uma legendagem do vídeo em inglês e francês". Programa especial sobre privacidade nas redes sociais A propósito do interesse crescente que o vídeo está a suscitar, amanhã, sábado, o "Falar Global" apresenta às 11h30, na SIC Notícias, um programa dedicado ao problema da privacidade nas redes sociais. Em exibição desde 2005 na SIC Notícias, o programa "Falar Global" ganhou em janeiro um "Seed of Science" , um dos prémios mais prestigiados no âmbito da Ciência em Portugal. Para a atribuição deste galardão terá contribuido o facto de o programa se centrar na avaliação do impacto da ciência e da tecnologia na vida dos cidadãos e na divulgação dos mais recentes desenvolvimentos no mundo da tecnologia e da ciência. A rubrica "Global Net" existe desde 2010. Miguel Martins é o autor/apresentador do conteúdo deste espaço, que normalmente não tem mais de dois minutos e meio e que fecha o programa. 

IN "EXPRESSO" 
05/05/12 

 .

Sem comentários: