13/04/2012

.


HOJE NO
"PÚBLICO"

Governo garante que não vai interferir
 no preço dos combustíveis

O primeiro-ministro garantiu esta sexta-feira no debate quinzenal, na Assembleia da República, que o Executivo não irá interferir no preço dos combustíveis, justificando que o contrário criaria “défices tarifários” que teriam de ser compensados com os impostos dos contribuintes.

Argumentando que o preço dos combustíveis é resultado de “preços em mercados”, Passos acrescentou que “se o Governo impusesse, como alguns partidos têm sugerido, um valor máximo, um preço máximo que o mercado não reconhecesse, teriam de ser os impostos dos contribuintes a cobrir a diferença no futuro”.

Em resposta a uma interpelação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o primeiro-ministro garantiu ainda que o Governo irá acompanhar o assunto, mas lembrou que é o regulador quem tem a função de intervir nessa matéria.

Passos adiantou que Portugal não dispõe, neste momento, de capacidade para fazer “nenhum alívio sobre os impostos” que incidem sobre os combustíveis ou sobre o IVA.

“Nós não temos poços de petróleo, adquirimos o barril de petróleo no mercado internacional. E por essa razão não podemos artificialmente fixar preços”, respondeu a Jerónimo de Sousa.


* O sr. Primeiro ministro é falacioso, cabe ao governo impedir a cartelização de preços e fiscalizar o aumento desmedido dos mesmos. Está a facilitar a vida aos amigos do " império do pitrol".

.

Sem comentários: