20/04/2012

.

AEROPORTOS DO OUTRO MUNDO


O Aeroporto Juancho E. Yrausquin (IATA: SAB, ICAO: TNCS) é um aeroporto localizado na ilha caribenha de Saba, nas Antilhas Neerlandesas.

O aeroporto cobre uma porção relativamente larga da pequena ilha de Saba. Alguns aviadores experientes são de opinião geral que o aeroporto é um dos mais perigosos do mundo, apesar do fato de que grandes tragédias não têm acontecido com facilidade.

A única pista do aeroporto, que possui 400 metros, é considerada a menor pista comercial do mundo e, desta maneira, somente três modelos de aeroplano são aprovados para pousos. Por isso que ela está marcada como um "X" nas suas pontas, indicando para pilotos comerciais que ele é fechado para aviação comercial. Alguns metros mal calculados podem resultar em uma queda fatal, já que o lugar não possui nenhuma grade de segurança para separar o avião do oceano.

O perigo surge devido a posição física do aeroporto. Ele está flanqueado de um lado por elevadas ladeiras, e de outro lado e nas pontas da pista por rochedos à beira-mar.


Linha aérea e destinos



             

A única companhia aérea que serve atualmente o aeroporto de Yrausquin é a Windward Islands Airways (Winair), que opera vôos diários para as ilhas de São Martinho, Santo Eustáquio e São Cristóvão a bordo de um DHC-6 Twin Otter.

wikipedia

.

Sem comentários: