18/04/2012

.


HOJE NO
"DESTAK"

O dia em que se celebra 
os monumentos e os sítios

Entradas grátis, visitas guiadas e exposições marcam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Muitas são as ideias para não deixar passar a efeméride. Veja as nossas! A Fortaleza Nossa Senhora da Luz em Cascais, e as Ruínas Romanas do Sítio Arqueológico de Tróia são dois dos palcos destas celebrações.

Hoje, o dia é aberto, com entrada gratuita no sítio arqueológico de Tróia. Pelo segundo ano, as Ruínas Romanas abrem as portas para uma visita livre das 10h às 13h e das 15h às 17h30. Ás 15h, está marcada a visita temática A Singularidade do Sítio Arqueológico de Tróia.

Também o Aqueduto das Águas Livres e a Fábrica da Pólvora de Barcarena abrem as portas para visitas temáticas, hoje, das 10h às 17h30. Os dois espaços da Rede Portuguesa de Museus têm o objectivo de dinamizar estes lugares histórico-culturais. Além da visita, a Fábrica da Pólvora de Barcarena e o Museu da Pólvora Negra oferecem uma visita à exposição Fio da Memória – Operários da Fábrica da Pólvora, hoje, às 10h e amanhã, às 14h30.
Com o lema Do Património Mundial ao Património Local: Proteger e Gerir a Mudança, o Museu da Cidade organiza hoje um percurso pedestre ao longo do traçado da Cerca Velha, das 10h às 14h30. À mesma hora, decorre também Registos de Santos em Azulejo – Um Percurso em Alfama. Também o Museu do Teatro Romano tem visitas orientadas de entrada livre, hoje, às 14h30.

Sintra também não fica indiferente ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Estão marcadas para hoje visitas técnicas guiadas ao Palácio da Pena (às 10h), ao Castelo dos Mouros (às 12h), ao Palácio de Monserrate (às 15h), e ao Chalet da Condessa d’Edla (às 16h30).

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara de Cascais e a Universidade Lusíada promoveram hoje às 10h, no Centro Cultural de Cascais, o seminário Do Património Mundial ao Património. Do programa que decorre até dia 21, destacam-se ainda as visitas à Fortaleza de Nossa Senhora da Luz.


* Aproveitemos os nosssos monumentos e sítios antes que o governo os venda...


.

Sem comentários: