06/03/2012


Comissão Europeia acusada de racismo




Um vídeo promocional da Comissão Europeia, chamado "Crescendo Juntos", é acusado de ter um conteúdo racista. Após um pedido de desculpas, a campanha acabou por ser suspensa.
O filme mostra uma mulher branca, que representava a União Europeia, a ser ameaçada por um asiático, um africano e um árabe. Perante a violência, a mulher tenta convencer os homens a deixarem de ter uma atitude hostil e a juntar-se-lhe. O objetivo era encorajar outros países a aderirem ao grupo dos 27.
A mensagem que a Comissão Europeia pretendia passar não teve sucesso e, pior do que isso, o organismo recebeu até várias queixas de ter alinhado numa propaganda racista, imperialista e sexista. O jornal inglês "Telegraph "cita uma queixa, publicada online, sobre o vídeo: "Não admira que o euro e a União Europeia estejam em colapso. Em vez de travarem a crise financeira estão a gastar dinheiro com propaganda racista".
O jornal espanhol "El Mundo ", conta também que surgiram queixas sobre o custo do filme. Contudo, a Comissão Europeia não revelou quanto dinheiro foi gasto na produção de  "Crescendo juntos". 

TEXTO IN "EXPRESSO"
06/03/12


NR: Não entendemos a acusação de racismo, afinal há ou não amarelos, árabes e pretos, índios, esquimós, etc., diferenciar cores é xenofobia???
Xenofobia é pretender esbranquiçar as cores de pele que são naturais e legítimas pela genética. Xenofobia é utilizar a cor como forma de marginalizar.
O sentido do filme é agregar. 
Há mais papistas que o papa e comissários merdosos, perdão medrosos!

.

Sem comentários: