ESTA SEMANA NA
"VIDA RURAL"
Espanha reduz caudal do Douro
abaixo dos mínimos
A situação de seca que se vive em Espanha obrigou a aplicar no rio Douro o regime de exceção previsto no Convénio de Albufeira, que gere os rios ibéricos.
Segundo veicula a edição online da Sic Notícias, o diretor técnico da Confederação Hidrográfica do Douro, Pedro Matia, explicou que a situação “é pouco usual” e que a exceção se aplica perante a impossibilidade de manter os caudais que Espanha tem que garantir. “Se a situação melhorar no Douro os caudais mínimos serão restabelecidos”, sublinhou.
Entretanto, o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo defendeu a necessidade de criar reservas estratégicas de água nos afluentes do Douro, de forma a colmatar situações de seca e repor os níveis do caudal do rio. “Enquanto Espanha tem mais de 20 barragens na bacia hidrográfica do Douro, em Portugal não há uma única para acorrer a situações de seca como a que estamos a atravessar”, justificou o autarca.
* Os governos nunca se preocuparam com constituir uma rede hidrográfica interna com albufeiras e lagos artificiais ligados por canais onde a águe seria drenada de uns sistemas para os outros por gravidade.
Os vizinhos espanhóis fecham a torneira e nós berramos...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário