03/03/2012

ALMORRÓIDA CAMARÁRIA



O seu município é gerido 
de forma eficiente?

Nem tudo vai mal no panorama autárquico. Apesar das crescentes dificuldades com que os orçamentos municipais se debatem, há autarquias que são globalmente bem geridas do ponto de vista financeiro, patrimonial e orçamental.
O Anuário Financeiro dos Municípios, uma publicação patrocinada pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) e realizada por um conjunto de especialistas em contabilidade, divulga desde 2005 uma lista com os municípios que registam um maior nível de eficiência financeira.
Tratando-se de um conceito subjectivo, partiram para um índice composto de 15 indicadores, que avaliam questões como a dívida por habitante, liquidez, endividamento líquido por habitante, resultado operacional por habitante, peso dos custos com pessoal nos custos operacionais, diminuição dos passivos financeiros e das dívidas de curto prazo, prazo médio de pagamento a fornecedores e o rigor com que orçamentam despesas e receitas, entre outras.
Os dados, referentes a 2010, mostram que na maior parte dos casos há uma constância em termos de bom desempenho financeiro. Mas também há casos de muncípios que em 2009 estavam no meio ou perto da cauda da tabela e que saltaram para os lugares de topo.





IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
29/02/12

.

Sem comentários: