14/02/2012



HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Meo lança serviço que permite poupar
 até 40% de energia

O Meo, serviço de televisão paga da Portugal Telecom (PT), lançou hoje um serviço para optimização do consumo energético.

O novo produto consiste num dispositivo que faz a leitura do consumo de energia dos vários equipamentos, e dos lares no geral, convertendo em megawatts e euros e fazendo o comparativo com o tarifário em utilização e as alternativas de tarifário de electricidade (como a tarifa bi-horária, por exemplo).

Este novo serviço, ligado ao router Meo, permite optimizar o consumo, gerando poupanças entre 20% a 40%, segundo as estimativas da PT, com base em dados de utilizadores piloto. O Meo Energy tem um custo de 89 euros, a que acresce 25 euros para a instalação caso o cliente queira requisitar este serviço. A PT prevê, contudo, que o preço venha a baixar.

A gestão dos consumos, visualização das médias e comparação de tarifários pode ser feita através do Meo Interactivo, na televisão dos clientes. Lançado em parceria com a ISA, o serviço permite acompanhar , num registo diário, semanal, mensal e anual o que é já consumiu (em euros, KWh e CO2).

Pedro Leitão, administrador da PT, defendeu que o investimento no equipamento poderá ser compensado "em cerca de sete ou oito meses", tendo em conta a poupança conseguida.

O próximo passo, admitiu este responsável, será a monitorização dos consumos através das tomadas das casas, para um controlo mais aproximado dos gastos. Esta modernização deverá ser lançada dentro de um trimestre.


* A melhor "Banha da Cobra" primeiro paga 114 aéreos e depois vá-se lá ver se se poupa...é preciso lata.


.

Sem comentários: