26/02/2012





ESTA SEMANA NO
"RECORD"

Manuel Damião e Dulce Félix 
campeões nacionais de corta-mato

Dulce Félix, pelo terceiro ano consecutivo, e Manuel Damião, em estreia, sagraram-se este domingo campeões nacionais de corta-mato, numa prova integrada no 35.º Crosse das Amendoeiras em Flor, ganha, respetivamente, pelos quenianos Correti Jepkoech e Kiprono Menjo.

Coletivamente, o Maratona ganhou com larga vantagem, conseguindo o 20.º título dos últimos 21 anos, no setor feminino, e fechando um ciclo de superioridade da Conforlimpa, no masculino.

Desde bem cedo que o título feminino pareceu entregue a Dulce Félix, a única que acompanhou as principais atletas estrangeiras, a queniana Jepkoech, que ainda antes do meio da prova se isolou, para terminar com folgados 24 segundos de vantagem, e a letã Yelena Prokopchuka, que na parte final viria a ultrapassar a campeã portuguesa.

Mais atrás, as restantes atletas nacionais lutavam pelos restantes lugares no pódio, que viriam a sorrir a Anália Rosa, quinta classificada no Crosse das Amendoeiras, e a Carla Salomé Rocha, que se classificou imediatamente a seguir e se sagrou campeã nacional sub-23. A atleta do Sporting foi mesmo a única atleta portuguesa entre cinco atletas do Maratona, que somou 12 pontos, contra 49 do Sporting de Braga, que somou mais um segundo lugar coletivo, e 72 da Adercus.

Na prova masculina, a primeira nota de sensação foi dada pela desistência, ainda antes do meio da prova, de Youssef el Kalai, campeão nos dois últimos anos. O várias vezes campeão europeu Sergey Lebed também cedo se atrasou, terminando apenas na oitava posição.

O triunfo viria a pertencer, pela quarta vez nos últimos cinco anos, a Kiprono Menjo, que teve a companhia de dois outros africanos e dos portugueses Manuel Damião, Rui Teixeira (quem mais tempo liderou) e José Rocha até à última volta. Na parte final, e com Menjo já destacado, o etíope Mohamed Burka garantiu a segunda posição, enquanto Manuel Damião se superiorizou a Rui Teixeira e José Rocha na luta pelo título nacional.

Coletivamente, o Maratona, com quatro atletas entre os seis primeiros nacionais, ganhou com larga vantagem (12-33 pontos) sobre a Conforlimpa, enquanto o Maia AC manteve o terceiro lugar da época passada.

O Benfica, no sector masculino, e a UD Várzea, no feminino, fizeram o pleno nos escalões jovens (juniores e juvenis), com triunfos individuais dos juvenis Hélder Costa e Sónia Ferreira e dos juniores Samuel Barata e Silvana Dias.


* Duas grandes certezas do atletismo português


.

Sem comentários: