26/02/2012


.

ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Aborto como método de escolha 
do sexo do bebé
Aberto inquérito devido a acusações de prática de abortos ilegais em clínicas britânicas. As interrupções
 da gravidez têm por base o género da criança.

O ministério da Saúde do Reino Unido abriu um inquérito para determinar se estão a ser feitos abortos ilegais, baseados na escolha do sexo do bebé. A denúncia foi feita pelo Daily Telegraph, que gravou médicos a concordarem com a interrupção da gravidez e a admitirem a possibilidade de falsificar documentos.

O responsável pelo departamento de Saúde britânico, Andrew Lansley, disse que é necessário tomar medidas com urgência e entregar o caso à polícia e às autoridades médicas competentes. "No seguimento da notícia avançada esta manhã pelo Telegraph, vamos falar com a polícia. Estão a ser feitas ofensas criminosas e vamos agir com urgência", afirmou.

Os jornalistas do Telegraph acompanharam mulheres grávidas a nove clínicas em diferentes cidades do país. Três médicos foram secretamente gravados a concordarem com a realização do aborto. "Não faço perguntas. Se quer um aborto, quer um aborto", disse um médico em Manchester a uma mulher que queria abortar um bebé do sexo feminino.

Os abortos são legais até às 24 semanas, no entanto, é ilegal interromper a gravidez tendo por base a escolha do género da criança. Em 2010, realizaram-se 189 574 abortos em Inglaterra e no País de Gales, tendo sido abortados mais fetos femininos que masculinos.


* A lei da interrupção da gravidez não é para isto, tal como outra qualquer lei não é para subverter.

.

Sem comentários: