HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Hospitais EPE com 2,2 mil milhões de euros em dívidas atrasadas
Os hospitais EPE tinham até Novembro dívidas atrasadas na ordem dos 2,2 mil milhões de euros, devido à falta de financiamento destas entidades, afirmou esta quarta-feira o secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento.
Luís Morais Sarmento, que é ouvido esta quarta-feira na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, explicava aos deputados que estes hospitais "não fazem neste momento parte do perímetro orçamental" mas que a falta de financiamento os levou a acumular dívidas até aos 2,2 mil milhões de euros.
Este valor deverá ser parcialmente abatido com o uso das verbas provenientes dos fundos de pensões, mas só quando o mecanismo de controlo destas dívidas atrasadas estiver em funcionamento e de forma eficaz.
Num documento interno divulgado pelo "Diário de Notícias" no início deste ano, dava-se conta de que o Governo pretendia utilizar 1.500 milhões de euros para pagar estas dívidas.
No entanto, o FMI já havia dito que este dinheiro só pode ser utilizados com os mecanismos apropriados em funcionamento.
"Várias vezes no passado se tentou arranjar programas para fazer face a esse fenómeno dos pagamentos em atraso, e veio-se a verificar que uma vez pagos esses compromissos, novos compromissos surgiram porque não existiam os controlos necessários", disse o governante.
* Quem é responsável pela falta de financiamento dessas entidades, os utentes?
.
Sem comentários:
Enviar um comentário