15/01/2012



ESTA SEMANA NO
"SOL"

Mais cor, mais nutrientes

Em mais de 500 escolas do Continente e Ilhas, a semana que se avizinha será dedicada às cores da fruta. O projecto Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável chega a 27 mil crianças e ensina-as a integrar fruta na alimentação.

«Os professores receberam um manual com actividades pedagógicas para trabalhar vários temas. O próximo será sobre a associação entre variedade de cores e variedade de nutrientes», explica André Lima, um dos coordenadores do projecto criado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Está provado que «quanto mais se varia na cor melhor», diz Alexandra Bento, nutricionista. «A cor é atribuída por fitoquímicos com propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias, etc. Por exemplo, a fruta vermelha tem licopeno, a cor-de-laranja tem o conhecido betacaroteno». Este último contribui para o bom estado dos ossos, da pele, dos dentes e da visão e encontra-se na manga, no dióspiro, no melão ou nas cerejas.

André Lima, da APCOI, acredita que ao variar-se nas cores está a tornar-se a alimentação mais equilibrada. «Um estudo de 2008 mostrou que apenas 2% das crianças portuguesas consumia fruta fresca diariamente. Desde 2009 que tem sido feito um esforço para se ter mais fruta nas escolas».

A regra das cinco porções

Idealmente, dever-se-ia comer três peças de fruta por dia, a que se juntariam duas porções de legumes para completar a regra internacional de defesa da saúde chamada ‘5 ao Dia’. «Eu diria mais. Mas, no mínimo, deve comer-se cinco porções de hortofrutícolas», diz Alexandra Bento, para quem a melhor divisão é três peças de fruta e duas doses de legumes.

No projecto Heróis da Fruta, a recomendação dada é introduzir os legumes ao almoço e ao jantar e deixar a fruta para o pequeno-almoço e os lanches da manhã e da tarde. Se for maçã, laranja ou pêssego, é fácil de imaginar que uma peça corresponde a uma porção dos ‘5 ao Dia’. No caso dos morangos, uma porção equivale a 12 frutos; uma porção de uvas são oito a dez bagos. Meia meloa é considerada também uma porção, tal como meia papaia ou dois figos.

Em Portugal, o programa ‘5 ao Dia’ existe desde 2008 e atinge crianças entre os sete e os 12 anos. «A mensagem assenta nos benefícios do consumo diário de pelo menos cinco porções de hortofrutícolas, com o mote ‘5 ao dia faz crescer com energia’», afirma Anabela Lopes, da Plataforma Contra a Obesidade.

Já o projecto Heróis da Fruta termina a 15 de Junho, com direito a um hino eleito entre as escolas. Nessa data, André Lima acredita que mais crianças estarão a comer fruta diariamente. «A adopção de hábitos alimentares desadequados é um dos aspectos frequentemente enumerados como factores de risco para a obesidade», lembra a APCOI.

Segundo a Plataforma contra a Obesidade, 32% das crianças portuguesas dos sete aos nove anos têm excesso de peso; 13,9% destas são obesas.

Sai uma tortilha de curgete

Sob o lema dos cinco frutos e legumes por dia, Fanny Letournel, lançou um livro para crianças com mais de cem receitas fáceis de preparar, nas quais a cor e a variedade dos alimentos são a regra principal.

Diverte-te a Cozinhar arranca com panquecas, batidos e muesli para o pequeno-almoço, passa por pratos frios – como a original salada de lentilhas e toranja –, pratos quentes, como as tortilhas de cenoura e curgete, e acaba com sobremesas.

Nas refeições preparadas pelos e para os mais novos, têm lugar fruta e hortícolas, na sua forma fresca ou em conserva. Por exemplo, o pudim de ginjas pode ser feito com fruta congelada.


* Uma investigação do Instituto Ricardo Jorge revela que só 2% das crianças portuguesas comem fruta todos os dias

.

Sem comentários: