29/01/2012


ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Funcionários de fábrica de iPads
. trabalham 24 horas por dia

Os operários das fábricas chinesas que produzem os iPads da Apple trabalham em condições sub-humanas. Não têm direito a descanso semanal, dormem em dormitorios apinhados e ficam com as pernas tão inchadas que mal conseguem andar depois de um turno de 24 horas seguidas. Em 2010, cerca de 140 trabalhadores chineses ficaram feridos por terem usado um produto tóxico para limpar os ecrãs dos iPads e, no ano passado, duas explosões mataram quatro pessoas, ferindo 75.
Segundo o jornal The New York Times, a empresa fundada por Steve Jobs, com sede na Califórnia, nos EUA, já foi alertada para as condições de trabalho dos funcionários que trabalham em Chengdu, uma fábrica no sudoeste da China. Nicholas Ashford, representante do Massachusetts Institute of Technology e especialista em condições de trabalho, diz que se a Apple não actuar sobre este assunto terá de ser “repreendida”.

“É moralmente repugnante que um país colabore com essas práticas e tire partido disso”, diz.

Na fábrica em Chengdu, há um estandarte que serve de aviso para os 12 mil funcionários: “Trabalha arduamente hoje para não teres de procurar arduamente trabalho amanhã”. Os funcionários que chegam atrasados ao trabalho têm de escrever cartas de confissão.

Em 2009, um trabalhador da Foxconn, empresa com sede em Taiwan, saltou do topo de um edifício depois de ter perdido o protótipo de um iPhone. Sabe-se também que 18 funcionários tentaram cometer suicídio em apenas dois anos, na mesma empresa. Para evitar mais casos semelhantes, a Foxconn instalou redes nos prédios para evitar mais mortes e proporcionou tratamento aos seus funcionários.


* Estes patrões chineses são iguaizinhos àqueles a quem o governo português entregou a EDP e dão ordenados milionários a Catroga & Companhia.


.

Sem comentários: