17/01/2012

ALMORRÓIDA INTELIGENTE



“A Tua Mãe” é que sabe 
como ir a casa dos outros 
e ganhar dinheiro com isso

Calma, não é uma tentativa de insulto. É um serviço de entregas em Lisboa criado por um universitário que procura resolver as suas crises de stock de produtos em horas tardias, sem que tenha que recorrer a uma bomba de gasolina ou cadeia de fast food. A novidade é que o distribuidor pode ser você. E lucrar com isso

Sentou-se frente ao computador, aprendeu linguajares tão simples ou complicados como php, html, html5, javascript, mysql, css e jquery, e em cinco meses criou e aperfeiçoou os contornos de uma mãe muito prestável. Dizer que uma progenitora se desmancha facilmente em obséquios é redundante, bem sabemos, mas se estivermos a falar de “A Tua Mãe” talvez o adjectivo não passe por pleonasmo. Volvido um investimento de 200 euros para a utilização de servidor, mais autocolantes e cartazes que mandou imprimir, Pedro Esperança lançou-se neste serviço de entregas onde todos podem sair a ganhar.

Imagine que alguém está em casa, que a noite já vai longa e, subitamente, dá pela falta de tabaco, cerveja ou vodka, os primeiros itens aconselhados aos pioneiros na distribuição. Agora imagine que no bairro vizinho, ou mesmo do outro lado da cidade, você tem um destes produtos para lhe vender e até se disponibiliza para ir a casa entregar em mãos num abrir e fechar de olhos. Pois bem, basta aceder a www.atuamae.org, fazer login no Facebook e acertar a entrega com quem faz a encomenda.

“Se aceitar um pedido de 3 cervejas, 1 maço e uma pizza congelada, supondo que com as cervejas lucras cerca de 0,7 com cada, com o maço 1,5 euros e com uma pizza dois euros, faz 5,6 euros no total. E se tiver sorte é a um vizinho seu, dois quarteirões ao lado, nem leva mais de 15 minutos.” E escusado será dizer que ainda lucra, claro, e que essa margem de lucro, combinada entre ambas as partes, vai direitinha para quem distribui os artigos. Na vez seguinte, pode ser o distribuidor a precisar de um desenrascanço, seja ele em fase lunar ou em plena luz do sol, o que para muitos poderá afigurar-se como uma fonte de rendimento alternativa.

“Os empregos part-time que temos disponíveis de momento são uma miséria. O verdadeiro salário mínimo em Portugal é de 2 euros à hora. As pessoas que trabalharem com este serviço podem trabalhar as horas que tiverem disponíveis e o lucro que fizerem é 100% seu. Não têm de partilhar nada comigo.”

Depois de dois anos em engenharia mecânica no Instituto Superior Técnico, Pedro Esperança mudou para engenharia industrial no ISCTE. Os 21 anos curiosos até à obsessão, que sempre “quiseram criar negócios”, levaram-no para a Áustria, onde tem cumprido o programa Erasmus. O décimo lugar num concurso de empreendedorismo nacional, obtido no ano passado, motivaram-no a seguir em frente.

“A Tua Mãe” tem pouco mais de uma semana e será lançado em versão beta a 3 de Fevereiro. Se ainda está meio atordoado com o nome do projecto, Pedro explica tudo. “Por causa das piadas parvas que qualquer estudante manda constantemente, este nome pareceu-me ideal. E quem é que costuma trazer as compras do supermercado? A tua mãe!”

A ideia surgiu em conversa com um amigo da faculdade, Miguel Cristóvão. Na altura ponderaram criar um serviço de entregas nocturnas, que passaria pelo recrutamento de pessoas e estabelecimento de ligações com mercearias locais, para poderem recorrer aos espaços sem restrições de horários. Estudando um pouco mais o caso, decidiu-se por tentar a sorte online, graças à disponibilidade do computador, que permite chegar a um universo mais vasto. Por enquanto, a sintonia entre receptores e distribuidores (a quem se aconselha que armazenem na despensa produtos alimentares e outros bens de necessidade inadiável, ou nem por isso) está virada para Lisboa, mas surgem já sugestões no site para franchisar o plano.

“O meu objectivo principal ao fazer este site é que ele seja extremamente simples e eficiente. Claro que valorizo também um bom serviço, por isso em cada entrega feita, tanto o cliente como o distribuidor são avaliados de forma a beneficiar bons distribuidores e dificultar possíveis más intenções.”


www.atuamae.org

https://pedroesperanca.com

IN "i"
17/01/12

.

Sem comentários: